Alunos do curso de Ciência da Computação realizam palestra e curso em ação da curricularização da extensão
Os avanços da área de computação e o mundo do trabalho foram assuntos da palestra realizada na Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão, e em continuidade a essa ação está sendo ministrado um minicurso de lógica de programação utilizando jogos computacionais para os alunos.
No dia 22 de maio, às 19:30, os discentes do terceiro termo de Ciência da Computação do câmpus de Presidente Epitácio, apresentaram a palestra intitulada “Computação: Tendências, Aplicações e o Mundo do Trabalho” para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão, onde foram abordados assuntos como o uso da computação no cotidiano, os avanços tecnológicos da área e o mercado de trabalho para os egressos de cursos na área de computação.
A ação do grupo faz parte da disciplina Atividades de Extensão I, ministrada pela professora Márcia Jani Cícero do Nascimento, e do projeto de extensão curricular “Disseminação do Ensino de Computação para a comunidade de Presidente Epitácio e Região”, coordenado pelo professor Marcelo Roberto Zorzan.
O grupo orientado pelo professor André Luis Olivete, nessa palestra apresentou, entre outros assuntos, a uso da computação no dia-a-dia, os diversos avanços tecnológicos da área, como inteligência artificial, realidade aumentada e automação, contando com uma apresentação dinâmica, repleta de vídeos e um bate-papo sobre o mercado de trabalho com Bianca Puerta Rocha, egressa do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do campus de Presidente Epitácio.
Durante a palestra, os ouvintes direcionaram diversas perguntas sobre o curso de Bacharelado em Ciência da Computação e sobre as novas tecnologias que estão emergindo, após a conversa os alunos da escola consideraram o evento informativo, adquirindo um conhecimento mais aprofundado sobre essa área, que está presente no nosso dia a dia.
Dando continuidade ao projeto, no dia 04 de setembro o grupo iniciou o curso “Lógica de Programação utilizando Jogos Computacionais”, com cerca de 30 alunos. Com uma proposta dinâmica e engajadora, o curso utiliza plataformas virtuais de ensino de lógica de programação como Code.org e Scratch para ensinar a lógica de programação de forma lúdica e divertida para os alunos.
A previsão de encerramento do curso é para o início de dezembro e pretende deixar como última atividade um pequeno projeto feito no Scratch para que os alunos possam exercitar sua criatividade e os aprendizados de lógica de programação.
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