Geppes realiza 7º encontro do curso Letramento literário na formação docente
Professores da rede estadual participam de aula sobre o ensino da leitura de poemas
Em 24 de outubro, no campus do IFSP, os cursistas do Letramento literário na formação docente tiveram uma aula sobre o ensino da compreensão de poemas a partir do procedimento leitura cumulativa. A aula foi ministrada pela professora dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, que oportunizou atividades práticas e reflexões.
O curso tem o objetivo de atender a uma necessidade formativa de professores da educação básica da região de Presidente Epitácio quanto a propostas metodológicas diferenciadas para desenvolvimento de práticas de leitura literária nas escolas. É um movimento formativo que implica o estudo de conceitos e de procedimentos fundamentais do letramento literário - com foco na replicabilidade das ações pelos cursistas nas escolas nas quais atuam.
O letramento literário não diz respeito apenas ao que o leitor faz na relação com o texto, mas também às interações sociais que são estabelecidas entre leitores. Ler é um ato social, compreender é interagir com o texto e com outros leitores num movimento de diálogo. Assim, o curso oportuniza espaços e tempos para os docentes da escola básica vivenciarem uma comunidade leitora entre os pares, conversando sobre os textos lidos e ampliando as compreensões.
Os cursistas são professores da Sala de Leitura (vinculados a escolas da Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio) que passam 8 horas mensais no processo formativo oferecido pelo IFSP. Ao todo serão 8 encontros.
No sétimo encontro do curso, além das práticas com leitura de poema, o grupo participou de um grupo focal, cujo objetivo é captar concepções que permeiam o fazer docente no que se refere ao ensino da literatura e aferir, de certo modo, o impacto da formação continuada na criação ou consolidação de comunidades leitoras nas escolas. O grupo focal foi organizado pelas professoras dra. Tamara de Lima e dra. Aline Lima.
As ações formativas compõem uma pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa Geppes e fomentada pelo CNPq.
O próximo e último encontro do curso está marcado para 21 de novembro, quando acontecerá o Seminário de boas práticas de letramento literário.
Imagens do encontro 7 do curso Letramento literário na formação de professores, quando a dra. Gislene Barbosa ministrou uma oficina sobre a leitura de textos poéticos
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