Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Geppes realiza 7º encontro do curso Letramento literário na formação docente

Professores da rede estadual participam de aula sobre o ensino da leitura de poemas  

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 16h07
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 16h07
imagem sem descrição.

Em 24 de outubro, no campus do IFSP, os cursistas do Letramento literário na formação docente tiveram uma aula sobre o ensino da compreensão de poemas a partir do procedimento leitura cumulativa. A aula foi ministrada pela professora dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, que oportunizou atividades práticas e reflexões.

O curso tem o objetivo de atender a uma necessidade formativa de professores da educação básica da região de Presidente Epitácio quanto a propostas metodológicas diferenciadas para desenvolvimento de práticas de leitura literária nas escolas. É um movimento formativo que implica o estudo de conceitos e de procedimentos fundamentais do letramento literário - com foco na replicabilidade das ações pelos cursistas nas escolas nas quais atuam.

O letramento literário não diz respeito apenas ao que o leitor faz na relação com o texto, mas também às interações sociais que são estabelecidas entre leitores. Ler é um ato social, compreender é interagir com o texto e com outros leitores num movimento de diálogo. Assim, o curso oportuniza espaços e tempos para os docentes da escola básica vivenciarem uma comunidade leitora entre os pares, conversando sobre os textos lidos e ampliando as compreensões.  

Os cursistas são professores da Sala de Leitura (vinculados a escolas da Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio) que passam 8 horas mensais no processo formativo oferecido pelo IFSP. Ao todo serão 8 encontros.

No sétimo encontro do curso, além das práticas com leitura de poema, o grupo participou de um grupo focal, cujo objetivo é captar concepções que permeiam o fazer docente no que se refere ao ensino da literatura e aferir, de certo modo, o impacto da formação continuada na criação ou consolidação de comunidades leitoras nas escolas. O grupo focal foi organizado pelas professoras dra. Tamara de Lima e dra. Aline Lima.

As ações formativas compõem uma pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa Geppes e fomentada pelo CNPq.

O próximo e último encontro do curso está marcado para 21 de novembro, quando acontecerá o Seminário de boas práticas de letramento literário.

 

  

Imagens do encontro 7 do curso Letramento literário na formação de professores, quando a dra. Gislene Barbosa ministrou uma oficina sobre a leitura de textos poéticos

registrado em:
Fim do conteúdo da página