Grupo de Pesquisa Geppes realiza evento literário na comunidade
Estudantes de Letras ativas no Geppes medeiam atividades de leitura com alunos da Escola Estadual 18 de Junho
No dia 29 de outubro, as estudantes de Letras Marlene Maliko Maeda, Carla Paes de Camargo e Natali Santos Braga Andrade, orientadas pela profa. dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, estiveram na Escola Estadual 18 de Junho em Presidente Epitácio para realizarem um evento de leitura literária com alunos do ensino fundamental.
A atividade compõe o projeto de extensão “Letramento literário na comunidade”, o qual é desenvolvido por membros do grupo de pesquisa Geppes. Trata-se de uma ação cujo objetivo de desenvolvimento sustentável no Brasil (ODS) é o da "educação de qualidade". Almeja-se colaborar para a melhoria das atividades de ensino de leitura nas escolas públicas da região, fortalecendo os saberes docentes acerca do letramento literário e, consequentemente, as atividades de leitura com crianças e adolescentes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
Marlene, Carla e Natali, usando as estratégias de leitura, promoveram uma oficina de compreensão do conto popular escrito por Ricardo Azevedo: O caso do espelho. O texto foi selecionado pensando nos interesses dos leitores e na possibilidade de ampliação de repertórios de compreensão leitora, principalmente por meio de visualizações, conexões e inferências.
Os alunos do ensino fundamental (anos finais) puderam ler o texto, compartilhar sentidos, resolver dúvidas coletivamente e sintetizar as aprendizagens e significações. Houve envolvimento nas atividades e interação por meio de falas cheias de alegria e disposição. Nas palavras de Marlene, “a oficina foi muito legal, os alunos participaram bem, deu para perceber a resposta deles na interação com o texto com o apoio das estratégias de leitura”. Para a profa. Gislene, orientadora da ação e líder do Geppes, “é muito gratificante ver as ações do grupo de pesquisa chegando à comunidade, produzindo impactos positivos na relação dos alunos da escola básica com a leitura, apoiando as comunidades leitoras já existentes nas escolas. Além disso, ver o crescimento das estudantes de Letras como docentes é a concretização do que consta no perfil do egresso do curso de Letras”.
Ao centro, duas professoras da Escola Estadual 18 de Junho e, nas laterais, as alunas Marlene, Natali (à esquerda) e Carla (à direita)
Alunos nas atividades de leitura literária
Estudante do ensino fundamental buscando informações no texto por meio das estratégias de leitura
Varal da visualização: para compreender detalhes, personagens e cenários da história lida
Redes Sociais