Curso de Letras promove Oficina Literária no sábado letivo

No dia  31 de agosto  o curso de Letras realizou uma Oficina Literária com os alunos do terceiro e os  do quinto termo.

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 17h36
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 17h36

A atividade foi realizada a partir do estudo e releitura de contos de fadas tradicionais e também dos gêneros textuais dos textos analisados: conto e crônica. A data compensava as aulas de uma quinta-feira, dessa forma,  da disciplina Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo os estudantes verificaram a influência, nesses textos, da prosa medieval : as Novelas de Cavalaria com suas descrições de castelos, jovens destemidos, donzelas em apuros, bruxas,... ; da disciplina  Libras, o conto  Rapunzel surda;  da disciplina  Sociolinguística a diferença de  discursos em função dos valores sociais de cada época; enfim, a ação reuniu de forma criativa e eficaz os conteúdos de cada disciplina. e ainda foi possível passar por  alguns temas transversais, como Meio Ambiente, Ética, Economia e Multiculturalismo.

A ambientação ficou por conta da montagem de uma mesa com bonecos de príncipes e princesas, anel, caldeirão de bruxa, aranhas,  cavalos, figuras de castelos e outras coisas mais para que os discentes pudessem usar para  contar um conto tradicional  no início da aula  e depois, no final, uma versão mais atual. Também foi solicitado aos alunos que elaborassem um roteiro de aula  a partir dos  recursos apresentados ( os textos e os objetos) ou com outros que eles sugerissem. A leitura de duas crônicas divertidas do autor Luís Fernando Veríssimo contribuiu para tornar a aula dinâmica e o sábado letivo mais alegre.

A professora Dr.ª Maria Alzira de Souza Santos executou a oficina com o apoio das professoras Dr.ª Jéssica Kurak Ponciano e  Dr.ª Anita Luísa Fregonesi de Moraes.

Alunas usando os objetos da mesa para apresentar um conto

Alunos assistindo à apresentação do conto e participando das leituras

Mesa com os objetos para apresentar os contos