Aula 5 do curso de extensão “Letramento literário na formação docente” ocorreu em 22 de agosto, no campus IFSP-PEP

O curso de extensão, vinculado à pesquisa financiada pelo CNPq, realizou estudos sobre a Sequência Expandida no Letramento Literário através da Literatura Marginal brasileira.

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 15h29
  • Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 17h09

No dia 22 de junho, das 8h às 17h, ocorreu no campus Presidente Epitácio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) o quinto encontro do curso de extensão "Letramento literário na formação docente". Essa iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), sob a coordenação das professoras Dras. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima. O curso integra a pesquisa “Formação Continuada de Professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”, financiada pelo CNPq e coordenada pela professora Gislene.

O tema abordado no encontro foi "A Sequência Expandida: diálogos com a literatura marginal". Durante a atividade, os participantes participaram de uma oficina literária com textos de Literatura Marginal, incluindo o romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, e “O avesso da pele”, de Jéferson Tenório. Os cursistas também exploraram as sete etapas da Sequência Básica, conforme o livro "Letramento Literário: Teoria e Prática", de Rildo Cosson.

As atividades foram conduzidas pela Profa. Jéssica Kurak Ponciano, doutora em Educação, e pelo Prof. Fernando Teixeira Luiz, doutor em Literatura e Vida Social, juntamente com as alunas do curso de Letras do Instituto Federal, Agatha Oliveira Prieto França, Janaina do Nascimento da Silva e Renata Gomes Pereira.

Os participantes destacaram que a aula proporcionou um contato enriquecedor com a literatura marginal e uma reflexão aprofundada sobre a diversidade temática presente na literatura nacional. O próximo encontro do curso está programado para setembro, quando será discutida a estratégia de leitura cumulativa, também proposta por Cosson.

Aplicação da Sequência Expandida

Reflexões sobre Literatura Contemporânea Marginal