Alunos do curso de Letras realizam debate criativo sobre importante obra do Romantismo brasileiro

Após leitura do livro Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, os alunos optaram por uma discussão mais leve e divertida das narrativas.

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 21h35
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 21h38

Os alunos do quarto termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do campus de Presidente Epitácio realizaram um debate criativo sobre o livro Noite na taverna, de Álvares de Azevedo. A leitura da obra foi solicitada no estudo do Romantismo brasileiro na disciplina Literatura Brasileira: dos Textos Informativos ao Naturalismo, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos.

Os temas considerados “macabros”, como necrofilia, incesto, assassinatos e loucuras ainda hoje causam estranhamento e repulsa, como no ano de sua publicação, em 1850. No entanto, a turma optou por um debate criativo: a professora pediu que cada um trouxesse um objeto que remetesse a algum dos relatos/narrativas. Trouxeram, por exemplo, para referir-se ao relato de Bertram, barcos e uma boneca loira em alusão à personagem Ângela; o quadro com a paisagem parisiense ao de Solfieri; o cavalo, ao da duquesa por quem Hermann se apaixonou perdidamente; e assim por diante. A tarefa inicial era descobrir a qual narrativa o objeto se relacionava e então iniciar o debate. Uma “mesa da taverna” foi improvisada com quatro carteiras e os alunos serviam-se de suco de uva enquanto analisavam a obra.

Por tratar-se de um curso de licenciatura, ademais de realizar estudos de análise literária, a disciplina deve permitir espaços para que os futuros professores exercitem maneiras criativas de acercar-se dos textos literários com seus alunos.

A aluna Andreia de Oliveira Lima afirmou que, depois da aula, ficou muito mais fácil a compreensão e o entendimento da obra.

“Mesa da taverna” com objetos das narrativas

Alunos debatendo sobre as narrativas do livro de Álvares de Azevedo

A professora Maria Alzira com os alunos do quarto termo do curso de Letras