Perguntas Frequentes sobre a Greve no IFSP - Campus Presidente Epitácio

A Direção do IFSP - Presidente Epitácio disponibiliza página com o intuito de apresentar esclarecimentos sobre o movimento grevista e a relação com a direção do campus e o andamento das aulas.

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h09
  • Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 18h44

Com o objetivo de tornar eficiente a comunicação entre alunos, servidores e toda a comunidade a respeito da deflagração da greve no IFSP, a direção do IFSP – Presidente Epitácio preparou um documento de perguntas e respostas frequentes.

Confira abaixo:

• A direção do campus participa da greve?

Resposta: A direção poderia participar, porém, teria que renunciar ao cargo comissionado, pois a manutenção dos atendimentos essenciais do órgão, como pagamentos e serviços essenciais, deve ser garantida. Além disso, é necessário que a negociação com o comando de greve seja assegurada, sendo conduzida pelo dirigente máximo do órgão e seus representantes (o Diretor-geral Alexandre Ataide Carniato é um deles).

• A direção do campus pode exigir que os servidores trabalhem ou paralisem?

Resposta: A adesão ou não à paralisação ou greve é um direito fundamental de todo trabalhador. Em outras palavras, é um direito individual e pessoal de cada servidor decidir sobre aderir ou não à paralisação ou greve.

• A direção do campus pode suspender o calendário?

Resposta: Pode, caso o movimento grevista seja aderido por um número significativo de servidores e estudantes, causando prejuízo às atividades em curso.

• A direção do campus organiza a greve?

Resposta: Não. A responsabilidade pela organização, reuniões, assembleias é do Comando de Greve. Este comando foi formado na última assembleia que ocorreu dia 10/04/2023. Ademais, salienta-se que a organização da greve cabe aos servidores com orientação do sindicato de cada categoria.

• A direção do campus pode interromper a greve?

Resposta: Não. Apenas os servidores que participam das assembleias podem deliberar sobre o assunto. Todos os servidores podem participar das assembleias, inclusive os não sindicalizados.

• Os estudantes podem fazer greve?

Resposta: No que se refere à atuação dos servidores públicos, a greve é um direito constitucional garantido na legislação. Por conseguinte, não cabe à direção indicar ou não sobre as possibilidade de atuação dos entes privados, neste caso, os alunos, a aderirem a greve ou não. Em outras palavras, os estudantes podem e devem se organizar. No entanto, isso não é responsabilidade da direção do campus e fica a critério dos estudantes decidirem por qualquer tipo de paralisação ou greve.

• A direção do campus tem algum papel na greve?

Resposta: Apenas o papel de negociar a execução dos serviços essenciais e de informar a todos os servidores sobre os documentos oficiais que são entregues.

• Sou servidor e não quero participar do movimento grevista, meu direito será respeitado?

Resposta: Sim, seu direito será respeitado. A direção está trabalhando para atender aos serviços essenciais do campus, embora não seja possível atender totalmente às demandas no momento. Casos específicos devem ser discutidos com a direção. É importante também que o servidor converse com o comando de greve e participe das assembleias para fazer suas reivindicações.

• Qual a quantidade de serviços que os trabalhadores devem continuar atendendo no campus?

Resposta: Pelo menos os serviços essenciais devem continuar sendo atendidos e tudo é negociado com o comando de greve e exposto em assembleias.

• Onde posso obter informações sobre a greve?

Resposta: Informações sobre a greve podem ser obtidas junto ao comando de greve e ao sindicato da categoria, não diretamente com a direção.

• Estou insatisfeito. Devo reclamar com a direção do campus?

Resposta: Você pode reclamar, mas é importante participar das assembleias e ser ouvido como trabalhador ou como estudante. A direção do campus levará sua reivindicação em consideração, mas ninguém melhor do que você para defendê-la em uma assembleia.

•  A direção do campus considera a greve justa?

Resposta: A direção concorda com o posicionamento do pleno do CONIF, conforme CONIF - Nota do Conif em apoio às reivindicações de servidoras e servidores da Rede Federal.

•  Vai ter férias em Julho? E em dezembro? Vai ter aula todo sábado?

Resposta: Ainda não há condições para responder tal pergunta no momento, uma vez que a eventual reposição de qualquer tipo de atividade será objeto de discussões que ainda não ocorreram.

É importante que todos participem das assembleias e manifestem suas opiniões.

Em caso de dúvidas, por gentileza, encaminhá-las para drg.pep@ifsp.edu.br ou procurar a Direção-geral do campus na sala A221.

Última atualização em: 15/04/2024 às 16:04.

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Campus Presidente Epitácio