CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA VISITA AO RANCHO Y-ÎARA EM PANORAMA

Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 11h03 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 11h12

Estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Epitácio, realizaram no sábado (09/10), uma visita ao rancho “Y-Îara Agroecologia, Educação e Cultura”, localizado às margens do rio Paraná em Panorama – SP.

A turma foi recepcionada pelos oito integrantes do coletivo, que conduziram uma roda de conversa. Durante o período foi contado a história do rancho, com uma troca de experiências sobre algumas ações promovidas pelo grupo ligados aos temas de agroecologia, educação, cultura socioambiental, alimentação saudável, políticas públicas, entre outros.

Com incentivo à sustentabilidade, o grupo apresentou aos alunos o Sistema Agroflorestal (SAF) que é baseado no plantio conjunto de diferentes plantas com o objetivo de recriar condições florestais que viabilizam de forma potente o manejo e produção das espécies naturais. Os alimentos servidos durante o café da manhã e almoço aos estudantes, foram selecionados seguindo o princípio de valorização da cultura alimentar local.

Com um trabalho baseado no colaborativo, o rancho oferece à comunidade local alguns projetos como vivências de educação ambiental, Cine Rural, mutirões agroecológicos, além de parcerias com grupos locais como Centro Cultural Dandara / Capoeira na Comunidade, que apresentou aos estudantes a dança Maculelê durante a visita. Na ocasião, a organização mencionou alguns desafios enfrentados: falta de acesso a políticas públicas, limitação de recursos financeiros, pouca estrutura de operação.

O passeio realizado pelo grupo de estudantes e acompanhados pelas professoras Débora Alfaro e Juliana Zechi, foi financiado pelo Programa Ação Universal.