Alunos do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participam de Visita Técnica Virtual na Usina Hidroelétrica de Itaipu no dia 03/12/2021

No dia 03/12/2021 a partir das 14h, alunos dos cursos Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio e Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio participaram de uma visita técnica na Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional na modalidade virtual.

• Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 21h20
  • Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 11h09

Esse tour virtual é um evento inédito lançado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI) em decorrência da necessidade de atender à demanda das instituições de ensino.

Em decorrência da pandemia da COVID-19, a Visita Institucional de Itaipu foi realizada de forma virtual, sendo o acesso à área industrial da usina exclusiva para profissionais que trabalham no local. Nessa modalidade virtual, as instituições de ensino podem agendar visitas técnicas para turmas de até 50 alunos, sendo possível ter uma aula geral sobre Itaipu em todos os seus aspectos.

O tour virtual foi conduzido por uma guia ao vivo, apresentando um roteiro muito similar ao de uma visita presencial às instalações da usina. A visita começa pelo Centro de Recepção de Visitantes da Margem Esquerda, passa pela Barreira de Controle, Parque da Piracema, os Mirantes Central e do Vertedouro, cota 144, interior da barragem, topo da barragem, entre outros pontos essenciais para visualizar o gigantismo da obra e como se dá a geração hidrelétrica no local.

Durante a visita, os participantes se deparam com imagens gravadas por câmeras 360°, coordenadas pelo guia de Itaipu, além de algumas animações 3D ilustrando o funcionamento da usina. A guia deu explicações sobre as características e funcionalidade de cada estrutura, além de outras curiosidades sobre a história da usina. O tour foi interativo e nele os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas via chat.

A guia do evento explorou sobre todos os aspectos construtivos da usina, como lago, vertedouro, sistema de controle da planta e manutenções de rotina, além da parte de segurança da usina, como, por exemplo, instrumentos de monitoramento de ruídos, deslocamentos etc.