“Educação para a construção de uma sociedade antirracista” é tema de palestra no IFSP

Nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 17h30 o Comitê Lélia Gonzalez e o NEABI/ IFSP realizam evento marcando o mês da Consciência Negra

• Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 11h57
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 19h38

O Comitê Lélia Gonzalez e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI/IFSP) realizam live com o tema “Educação para a construção de uma sociedade antirracista” como parte da programação elaborada para marcar o mês da Consciência Negra. O evento acontece nesta quinta-feira (18/11), a partir da 17h30.

A palestra que será transmitida pelo canal oficial do IFSP Campus Presidente Epitácio no YouTube, terá a presença de Mirian Garrido, Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista-Campus Assis, e Leandro Guirro, Professor do IFSP/PEP, membro do Comitê Lélia Gonzalez.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho da palestrante

Mirian Garrido, além de Doutora e Mestre em História, possui pós-doutorado em História pela Universidade Federal de São Paulo tendo desenvolvido pesquisa sobre as memórias da independência moçambicana. A pesquisadora usufruiu de quatro meses de Estágio de Pesquisa na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), cujo projeto está relacionado às trajetórias de afrodescendentes no Brasil e nos Estados Unidos. Realizou, também, Pesquisa de Campo em Maputo (Moçambique). Suas pesquisas (Tese, Estágio no Exterior, Trabalho de Campo e Dissertação) foram apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A pesquisadora participa do grupo de estudos da Unifesp "Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas" (registrado no CNPq), tendo sido eleita vice coordenadora do Grupo de Trabalho de História da África da Associação Nacional de História (ANPUH-SP) para o biênio 2018-2020. Atua principalmente nos seguintes temas: afrodescendentes, identidade, movimento negro, políticas públicas, escritas de si, livro didático, pós-abolição, história e cultura afro-brasileira, e Moçambique.

⚠️ Atenção! Não será necessário realizar inscrição prévia. A participação será registrada durante o evento.

🗓️ Data: 18/11 - Quinta-feira

⏰  às 17h30

💻 No canal do IFSP Presidente Epitácio: https://www.youtube.com/watch?v=vkT7ESHZ6Rk

.