Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Oitava Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição n° 8

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 17h55
  • Última atualização em Segunda, 01 de Novembro de 2021, 08h14
imagem sem descrição.

Presidente Epitácio, 29 de outubro de 2021.

1. Comissão Própria de Avaliação (CPA) aplica questionário de avaliação institucional

Foi prorrogado, até 14/11/2021, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP, o preenchimento pelos servidores e alunos de graduação do questionário de autoavaliação institucional relativo ao período letivo de 2021.
O questionário tem o objetivo de subsidiar a avaliação e a formulação de políticas educacionais e se divide em 5 eixos (1 – Planejamento e Avaliação Institucional; 2 – Desenvolvimento Institucional; 3 – Políticas Acadêmicas; 4 – Políticas de Gestão e 5 – Infraestrutura), além da meta-avaliação, momento em que a comunidade avalia o questionário e o trabalho de divulgação realizado pela CPA.
Os servidores e graduandos receberam no e-mail institucional uma mensagem contendo o link e o token de uso pessoal que serve como ferramenta de acesso ao questionário. É garantido aos que participarem da pesquisa o sigilo de seus dados pessoais. Qualquer dúvida entre em contato com a CPA local pelo e-mail: cpa.pep@ifsp.edu.br.

 

2. Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comissão de Mídias lançam orientação para publicação no site e redes sociais

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e a Comissão de Mídias atualizaram orientações para a apresentação de pedidos de publicação no site e redes sociais do câmpus (Facebook e Instagram). As instruções e templates estão disponíveis na página da CTI.

 

3. Câmpus PEP autoriza retomada parcial das atividades acadêmicas presenciais

Depois de ter realizado pesquisas com alunos e servidores para manifestação de opinião sobre o retorno às atividades acadêmicas presenciais, considerando as orientações da Portaria n.º 5.227, de 21 de setembro de 2021 (que trata do retorno presencial), os índices da pandemia e as demandas apresentadas pelos cursos, o câmpus PEP passou, a partir do dia 1º de outubro, da Etapa 1, que prevê atividades totalmente remotas, para a Etapa 2, que autoriza a realização de atividades parcialmente presenciais.

Nessa nova fase, são permitidas “atividades de ensino realizadas em laboratórios, aulas práticas, monitorias, projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientações, apresentação de trabalhos de conclusão de curso, realização de atividades de recuperação paralela e recuperação extraordinária, estágio e atendimento ao aluno, respeitando o Protocolo de Biossegurança” (Art. 21°).

Destaca-se que caberá aos núcleos de cada curso (Núcleos Docentes Estruturantes, Colegiados de Curso e Comissões de Estudos e Implantação de Cursos), em diálogo com discentes, estabelecerem a viabilidade e a necessidade de realização de atividades acadêmicas presenciais.

Além disso, é preciso lembrar que ações presenciais estão condicionadas à vacinação completa dos estudantes, aos quais é facultada a participação, tendo direito à oferta de atividades totalmente remotas, quando fizerem a opção pelo não-comparecimento. 

As atividades presenciais deverão ser marcadas com antecedência, em uma planilha de agendamentos. De acordo com a necessidade, servidores poderão ser convocados para auxiliar nos eventos agendados. O Câmpus já foi devidamente sinalizado e preparado de acordo com os protocolos vigentes, a fim de receber os estudantes. Mais informações podem ser lidas no Comunicado publicado pela Direção do Câmpus.

 

4. Estratégias para retorno presencial gradual e seguro sofrem atualizações

No dia 15/10/2021 foi publicada a Portaria no 5.612/IFSP, de 13 de outubro de 2021 que versa sobre novas orientações sobre a retomada das atividades presenciais nos câmpus e na Reitoria do IFSP. Ademais, a reitoria publicou o COMUNICADO N.º 38/2021 - DGP/PRO-PRD/RET/IFSP que complementa as informações sobre a retomada gradual das atividades presenciais. Por fim, é importante ressaltar que o Protocolo de Biossegurança do IFSP foi atualizado conforme as novas diretrizes apontadas na INSTRUÇÃO NORMATIVA SGP/SEDGG/ME Nº 90, DE 28 DE SETEMBRO DE 2021.

 

5. Licença capacitação

O servidor Ricardo Baldon Pereira encontra-se em licença capacitação referente ao quinquênio compreendido entre 19/12/2011 a 18/11/2016, pelo prazo de 30 (trinta dias) a contar de 01 de novembro de 2021, conforme PORTARIA nº 5621/IFSP, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021.

 

6. Mostra Cultural, Científica e Tecnológica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 (SNCT)

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 (SNCT) (18 a 22/10/2021), ocorreram gratuitamente em âmbito nacional. A semana apresentou o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, para exaltar a transversalidade que perpassa a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a fim de contribuir com o desenvolvimento do planeta.
A participação do Câmpus Presidente Epitácio foi conjunta com toda a rede IFSP e transmitida pelo canal do YouTube. Foram diversas atividades durante todo os dias, em diferentes horários: palestra, bate-papo, entrevistas, oficinas e atividades práticas. Acesse a programação completa, com o registro das atividades.

Mostra Científica, Cultural e Tecnológica - Edição 2021

A Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (MC²T) - Edição 2021 ocorreu no dia 20 de outubro de 2021, sendo organizada pelo IFSP - Câmpus Presidente Epitácio com subsídio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na Edição 2021 foram aprovados 100 resumos expandidos para apresentação no evento e composição dos anais.  Destes, 52 foram apresentados na forma oral virtual e 48 na forma de pôster virtual.

As apresentações orais ocorreram no dia 20 de outubro de 2021 em sete sessões divididas nos períodos vespertino (das 14h às 17h40) e noturno (das 19h às 22h). Tais sessões permeiam as áreas de Artes, Letras e Linguística, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas. Acesse a programação das apresentações orais, com o registro das apresentações realizadas.

Os pôsteres dos resumos expandidos aprovados, juntamente com os áudios de apresentação, ficarão disponíveis na página “Pôsteres e Áudios” do portal do evento. Após a finalização da MC²T, os Anais da Edição 2021 serão publicados na página do evento (ISSN 2675-9241).

 

7. Processo de atribuição de aulas está em andamento

Está em curso o processo de atribuição de aulas dos docentes do câmpus para o 1° semestre de 2022. A previsão de publicação da versão preliminar da atribuição está prevista para o dia 04/11/2021. O cronograma completo foi disponibilizado para os docentes, via Moodle. Neste processo, o câmpus recorre a um software científico que permite atribuir automaticamente os horários de aula, maximizando as preferências indicadas na FPA e alocando as salas conforme disponibilidade de cada espaço (sala de aula, laboratórios) em cada horário.

 

8. Equipe de Formação Continuada oferece evento em parceria com a Semana de Ciência e Tecnologia

A ação da Equipe de Formação Continuada do mês de outubro ocorreu em parceria com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em dia e horário diferentes do habitual. Os servidores assistiram à palestra “Sobre a sedução do conhecimento: refletindo sobre a inter e a transdisciplinaridade”, que foi proferida pelo Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM), no dia 21 de outubro (quinta-feira), às 16h, pelo YouTube. A comunidade acadêmica recebeu, via e-mail, a convocação nº 8/2021 - DAE-PEP/DRG/PEP/IFSP para participar do evento. A presença foi computada por meio de uma lista, cujo link foi disponibilizado durante a palestra. 

 

9. Processo Seletivo para Cursos Técnicos está com inscrições abertas até 14/11

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso em Cursos Técnicos no primeiro semestre de 2022. Ao todo, são ofertadas pelos câmpus do IFSP 6.080 vagas para 33 cursos técnicos na modalidade integrada, concomitante ou subsequente. 

As inscrições acontecem entre os dias 8 de outubro e 14 de novembro e, neste ano, o IFSP volta a adotar a seleção por meio de provas (presenciais) das disciplinas de Português e Matemática.  Para realizar a inscrição na seleção, é necessário pagar uma taxa de R$60, para os cursos técnicos integrados, ou de R$30, para os técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio. Os candidatos interessados em pedir isenção da taxa de inscrição têm até o dia 21 de outubro para formalizar a solicitação. 

Solicita-se que discentes e servidores do câmpus acessem as redes sociais do IFSP Câmpus Presidente Epitácio e compartilhem as publicações referentes ao Processo Seletivo, com vistas a impulsionar a divulgação. Mais informações podem ser encontradas na Página do Processo Seletivo.

 

10. Novos membros assumem representação no Conselho de Câmpus (CONCAM) para o mandato 2021-2023 

No dia 13 de outubro, assumiram o mandato 2021-2023 os novos membros do Conselho de Câmpus (CONCAM). A nova composição é apresentada na sequência:  

SEGMENTO DISCENTES

Nome

Membro

Glória Sahara Maneti Goulart

Titular

Ana Lívia Lima Francisco

Titular

Luiz Paulino do Nascimento Junior

Titular

Evaldo Rogerio Rodrigues Guirao Junior

1° Suplente

Julio César Cândido dos Santos

2° Suplente

Mateus Antonio Guelfi

3° Suplente

 

SEGMENTO DOCENTES

Nome

Membro

Leonardo Ataide Carniato 

Titular

Paulo Roberto Rosa 

Titular

Nathalie Zamariola 

Titular

Rosana Abbud Olivete

1° Suplente

Juliana Aparecida Matias Zechi

2° Suplente

Márcia Jani Cícero do Nascimento

3° Suplente

 

SEGMENTO TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Nome

Membro

Daiane Oliveira Lima da Silva

Titular

Filippo Gustavo Guinossi de Almeida

Titular

Maria Cecília de Castro Pereira

Titular

José Hélio Alves Júnior 

1° Suplente

Maycon Cris Coser da Silva

2° Suplente

Felipe Juliano Gomes Silva Domingues

3° Suplente

 

 11. Assistência Estudantil - Recursos para atendimento especializado - ano 2022 

No Colégio dos Dirigentes de Outubro, que ocorreu em São Carlos, presencialmente entre os dias 08 e 09 de Outubro de 2021, os Diretores Gerais dos Câmpus do IFSP foram informados sobre a destinação de recursos para o ano de 2022 que serão utilizados exclusivamente para a contratação de técnicos especializados em atendimento para alunos com necessidades educacionais específicas. Desse modo, estima-se que em torno de seis milhões de reais serão destinados para esses alunos no próximo ano letivo. Os encaminhamentos foram enviados para a Pró-Reitoria de Ensino, que formalizou a consulta aos câmpus para que estes indicassem o quantitativo de profissionais necessários para o atendimento das demandas. 

 

12. Servidores com Projeto Institucional no Centro de Referência EAD - Presidente Prudente 

Conforme noticiado na segunda edição do PEP-NEWS, os servidores Paulo Sérgio Garcia e Audrei Rita Soares Bertolotto, desde 01/05/2021, estão realizando projeto institucional no Centro de Referência em Formação Profissional e Tecnológica - Presidente Prudente. A previsão de finalização do projeto foi postergada de 31/10/2021 para 31/12/2021, conforme as portarias PORTARIA nº 5738/IFSP, DE 28 DE OUTUBRO DE 2021 e PORTARIA nº 5739/IFSP, DE 28 DE OUTUBRO DE 2021.

 

13. Curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis 

O Câmpus Presidente Epitácio foi contemplado na linha de fomento Bolsa-Formação 2021, no programa Qualifica Mais (Pronatec) e EnergIF. O curso será desenvolvido presencialmente, contará com 100 vagas distribuídas ao longo do primeiro e segundo semestres do ano de 2022, totalizando carga horária de 200 horas por turma. Destinado a um público com idade acima de 18 anos, contendo Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo, o curso contará com aulas teóricas e práticas na área de conhecimento de Tecnologias Fotovoltaicas, preparando profissionais para trabalhar em setores de energias renováveis com implantação de sistemas solares em projetos de pequena, média e grande escala.O Câmpus receberá um aporte financeiro de R$200.000,00 para custeio dos materiais do curso e pagamento dos profissionais envolvidos nessa ação.

 

14. Andamento das obras do câmpus

 

Expediente:

Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.

Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.


Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio

registrado em:
Fim do conteúdo da página