Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professoras do IFSP-PEP apresentam trabalho em Congresso Internacional

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 08h57 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 09h18

De 26 a 30 de outubro, seis professoras do IFSP campus Presidente Epitácio participaram, virtualmente, do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, que foi realizado pela Unesp de Presidente Prudente.

O evento foi organizado pela equipe do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (Cellij) da Unesp e recebeu o subtítulo “Tradição, (re)volução e (re)invenção: a Literatura do século XXI”.

Durante os cinco dias de atividades, houve palestras, mesas redondas, grupos de trabalho. Grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros participaram do congresso, como o escritor homenageado Ricardo Azevedo e as palestrantes Cristina Cañamares Torrijos – da Espanha – e Lúcia Maria Barrosa – de Portugal.

Fizeram parte do evento temas como ensino de literatura, articulação entre literatura e outras linguagens, literatura para a primeiríssima infância, literatura para crianças e jovens, desenvolvimento de práticas para formação de leitores etc.

 

A seguir estão os nomes das professoras do IFSP-PEP e os títulos dos trabalhos que elas apresentaram:

- Aline Pereira Lima: “Leitura, literatura e cinema: interlocuções em uma prática de formação cultural” (coautora Samira Krupek Donaire) e “Educação literária e ensino superior: articulações construídas na formação de professores”.

- Anita Luísa Fregonesi de Moraes: “O viés crítico na leitura de Angélica, de Lygia Bojunga”.

- Elaine Sant’Ana Carneiro: “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa e o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa”.

- Eunice Prudenciano de Souza: “Era uma vez ‘Um boné vermelho’: estratégias para uma compreensão leitora” (coautora Mirella Novais Oliveira) e “As faces do poema ‘O caso do vestido’: uma proposta de leitura em sala de aula (coautora Karina Torres Machado).

- Gislene Aparecida da Silva Barbosa: “A presença da literatura nos materiais didáticos de alfabetização: análise de coleções do PNLD” (coautora Patrícia Cristina Ferreira Reis Silva), “Letramento Literário na formação inicial de professores” (coautoras Milena Maria Lisboa Prado e Cláudia Siqueira Bomfim), “Uma proposta de ensino com as estratégias de leitura” (coautora Angela Laia dos Anjos). A professora Gislene também foi mediadora de um grupo de trabalho e de uma mesa redonda, ambos com o tema: Literatura infantil e juvenil e as múltiplas linguagens.

- Maria Alzira de Souza Santos: “Ngunga: aventuras de educação, liberdade e resistência”.

Em sentido horário: Aline, Maria Alzira, Gislene, Anita, Eunice e Elaine)

 

Participar do evento amplia o universo de saberes das professoras, pois permite a interação com diversos estudiosos, com várias pesquisas e materiais de leitura literária e de ensino de literatura; além disso, a apresentação de trabalhos oportuniza a divulgação de pesquisas realizadas pelas profissionais que atuam no IFSP. Certamente os alunos do IF são também beneficiados, pois a contínua formação das docentes potencializa a qualidade das aulas e das ações que elas desenvolvem no campus de Presidente Epitácio.

Mais informações sobre o evento: http://www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/vicilij/index.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página