Science Film Festival Brasil 2020 Acontece até Dezembro

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 17h57
  • Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 18h00

Me & My Robot/ Créditos: divulgação SFF Internacional

O IFSP, por meio da Pró-reitoria de Extensão, está estabeleceu parceria com a Midiativa, uma das realizadoras do Science Film Festival (SFF) Brasil 2020. O evento está em sua segunda edição no país e vai exibir pela internet 14 vídeos internacionais sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, inovação e energias limpas.

A edição brasileira do evento acontece até 18 de dezembro, o festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual, uma iniciativa do Goethe Institut em parceria com o Midiativa. O tema deste ano são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. Além disso, o SFF também fornece materiais didáticos que relacionam os vídeos com cada uma das ODSs, um trabalho realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes. Entre eles, estão produções como Experimenta - a ciência das crianças', que mostra a aventura de Yilesca e Manuel ao acompanhar um eclipse total do sol ao lado de Alvaro Rojas, astrônomo chileno; Meu robô e eu, que acompanha estudantes de todo o planeta na Olimpíada Mundial de Robôs, na Tailândia; e Nove e meio Repórter: sextas-feiras para o futuro, documentário que conta o que há por trás do protesto de crianças e jovens europeus pelas mudanças climáticas.

Outro destaque é Dino Dana, o filme. Inédito no Brasil, o longa-metragem de ficção canadense conta a história de Dana, menina de 10 anos que parte em um experimento para encontrar crianças dinossauros no mundo real.

Como se conectar e assistir

Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente e de forma livre, sem horário marcado, na plataforma Vimeo. O acesso é gratuito, porém é preciso que os interessados se inscrevam no SFF para receber as informações de como ingressar na plataforma, que é controlada.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui

Junto a cada filme o SFF disponibiliza um guia didático de acompanhamento que pode ser usado por pais e professores que tenham interesse que seus filhos ou estudantes conheçam mais sobre esses assuntos tão estratégicos para o mundo atual. Ou seja, neste momento de isolamento, o SFF apresenta em vídeo questões científicas de forma acessível e divertida para um público amplo, demonstrando que a ciência pode ser divertida. Os conteúdos também podem ser exibidos por educadores e mediadores culturais em sessões educacionais, mediante o uso de suas senhas de acesso obtidas na inscrição.

Para saber mais sobre os vídeos, suas sinopses, assistir os trailers dos filmes e baixar os materiais didáticos ligados às ODSs, visite o site do evento.

Atividades formativas – Jornadas da Ciência e Educação SFF 2020

A edição brasileira do Science Film Festival conta também com lives formativas transmitidas ao vivo pelo YouTube, com o objetivo de debater a relação entre educação, ciência, sustentabilidade e produção audiovisual.

As Jornadas da Ciência e Educação SFF Brasil acontecem dias 21 e 28 de outubro com os seguintes temas:

- 21/10 às 19hs - Incentivo à ciência Cientistas e educadores conversam sobre o potencial inovador da ciência e da tecnologia e levantam sugestões para o incentivo da carreira científica entre crianças e jovens.

- 28/10 às 19hs - As crianças por dentro da ciência Educadores conversam sobre os modos como é possível investigar, experimentar e conhecer o mundo através das ciências, das artes e das tecnologias, tornando a aprendizagem mais divertida e criativa.

Sobre o Festival

O Science Film Festival é o maior festival de cinema do gênero em todo o mundo. Desde sua primeira edição em 2005, contabilizou 1,2 milhão de espectadores em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina. Neste ano, foram inscritos 161 filmes de 34 países. Destes, 92 foram selecionados para exibição internacional e concorrerão a seis prêmios que serão anunciados em janeiro de 2021. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, outros países também optaram por exibir os filmes apenas virtualmente ou em salas fechadas.

O Science Film Festival Brasil 2020 é uma realização do Goethe-Institut e do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, por meio de seu selo de qualidade, o comKids, com colaboração de Semente Cinematográfica, Unibes Cultural, Torneio Brasil de Robótica e IFSP - Instituto Federal de São Paulo. O apoio está por conta do Museu de Astronomia e Ciências Afins.