PROJETO SALA DE LEITURA – O PEQUENO PRÍNCIPE NO COLÉGIO MARINA AMARANTE
A Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches recebeu a aluna do curso de Letras para uma atividade especial do Projeto Sala de Leitura.A ação faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
A Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches realizou uma atividade especial do Projeto Sala de Leitura com os alunos das turmas 6º A e 6º B, promovendo uma experiência imersiva de leitura, arte e reflexão através da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A ação faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a coordenação da Professora Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP), e supervisão da professora Luciana Duarte, docente de Língua Portuguesa e Redação da escola Marina Amarante. Durante o projeto, a estagiária Fernanda Porcel, aluna do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP-PEP, conduziu a leitura completa da obra com os estudantes, promovendo momentos de reflexão e interpretação sobre os valores humanos e simbólicos presentes no clássico literário. Toda cobertura e mídia foram realizadas pelo aluno Luis Fernando, do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Para tornar o aprendizado ainda mais significativo, Fernanda levou até a escola uma encenação especial da cena entre o Pequeno Príncipe e a Raposa, apresentada por suas alunas Ana Júlia Escobar (Pequeno Príncipe) e Nina Jacomini (Raposa) da escola de teatro ART&TEATRO, onde ela atua como diretora e professora.

A apresentação trouxe à sala de leitura um recorte do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, realizado pela instituição teatral, proporcionando aos alunos uma vivência única de integração entre literatura e teatro. Após a encenação, Fernanda realizou apontamentos sobre a obra e conduziu uma roda de conversa com os alunos, que puderam fazer perguntas sobre o espetáculo, os bastidores da atuação e as interpretações possíveis do texto.

O diálogo foi marcado pela curiosidade e envolvimento dos estudantes, que expressaram encantamento em vivenciar a leitura de forma tão sensível e dinâmica.

A equipe da escola agradece o apoio e presença dos alunos do 6º A e 6º B, das professoras envolvidas, da vice-diretora Lilian e da responsável pela Sala de Leitura, professora Marisol, que contribuíram para o sucesso da atividade. Encerrando o momento, a aluna Maria Rua destacou que essa ação integra o compromisso do PIBID em promover práticas pedagógicas inovadoras e aproximar a teoria da vivência em sala de aula. ✨ “Levar o teatro para dentro da escola é unir o sonho à aprendizagem. O Pequeno Príncipe nos ensina que o essencial é invisível aos olhos e essa atividade mostrou que a leitura pode ser sentida, vivida e compartilhada.” — Fernanda Porcel
![]() |
![]() |


Redes Sociais