Estudantes apresentam experiência de Tutoria entre Pares na 13ª edição da Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do IFSP – Campus Presidente Epitácio
Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, o IFSP – Campus Presidente Epitácio realizou a 13ª edição da Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (MC²T), integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento reuniu estudantes da educação básica e superior, docentes, pesquisadores, profissionais e representantes de diferentes setores para promover o intercâmbio de conhecimento científico, tecnológico e cultural.
Entre os trabalhos apresentados, destacou-se a experiência desenvolvida no projeto Tutoria entre Pares, coordenado pelo NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação de estudantes público-alvo da Educação Especial nas atividades acadêmicas, fortalecendo sua permanência e o êxito escolar por meio do apoio de tutores bolsistas.
O relato apresentado descreveu a trajetória de um estudante com deficiência visual, acompanhado por seu colega tutor, durante o ano letivo de 2025. A experiência envolveu estratégias de audiodescrição, apoio pedagógico e interação social, possibilitando ao estudante tutorado conquistar maior autonomia nas atividades acadêmicas, além de fortalecer vínculos de pertencimento no espaço escolar.
“Foi uma experiência de troca. Aprendi muito com ele, especialmente sobre acessibilidade e Braille”, relatou o tutor durante a apresentação. Já o estudante tutorado destacou a importância do vínculo entre colegas: “Ter alguém próximo facilitou minha rotina acadêmica e me deu mais confiança para participar das atividades”.
Para a coordenadora do NAPNE, a servidora Thalita Alves dos Santos, ações como essa evidenciam a importância da tutoria de pares como prática pedagógica inclusiva, capaz de articular aprendizagem, convivência e desenvolvimento socioemocional. Além de promover acessibilidade no cotidiano escolar, o projeto estimula os estudantes a se envolverem em práticas de produção científica e participação em eventos acadêmicos.
A participação dos estudantes público alvo da educação especial na MC²T 2025 reafirma o compromisso institucional do IFSP – Campus Presidente Epitácio com uma educação democrática, inclusiva e inovadora, fortalecendo a cultura de respeito à diversidade e ao direito à aprendizagem de todos.
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