Semana da Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência promove debates e reflexões no IFSP – Câmpus Presidente Epitácio
Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, o IFSP – Câmpus Presidente Epitácio realizou a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em parceria com a Coordenadoria Sociopedagógica.
A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas, reunindo docentes, estudantes, profissionais convidados e membros da comunidade externa em um espaço de diálogo sobre direitos, acessibilidade, cidadania e inclusão social e educacional.
Um dos destaques foi a atividade de formação pedagógica voltada para os docentes do campus, que tratou da adaptação de questões dissertativas em disciplinas de exatas para estudantes com TEA e TDAH, ampliando o repertório de práticas inclusivas.
A participação ativa de estudantes e familiares também marcou o evento. Dois estudantes com deficiência, acompanhados pelo NAPNE, atuaram como monitores. Além disso, uma estudante do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável integrou a mesa sobre Reabilitação Profissional, compartilhando sua experiência pessoal no processo de reabilitação, trazendo a voz do próprio aluno para o debate.
Outro momento de grande significado foi a mediação realizada por uma mãe integrante da comissão do NAPNE, que conduziu uma das mesas do evento. Essa presença reforçou a importância da participação da família no processo de inclusão educacional e social.
As discussões também contemplaram temas fundamentais, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), a Reabilitação Profissional e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aproximando o debate acadêmico das demandas reais vivenciadas por pessoas com deficiência e suas famílias.
A semana teve ampla participação da comunidade acadêmica e local, reafirmando o compromisso do IFSP em acolher e acompanhar estudantes e familiares, garantir acessibilidades arquitetônicas, curriculares e pedagógicas, e consolidar uma escola mais justa, acessível e inclusiva.
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