Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Ciência da Computação realizaram uma oficina sobre Introdução a programação na rede estadual de ensino

A oficina de programação, promovida pelos discentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação para alunos da rede estadual, abordou sobre princípios da linguagem C e fundamentação teórica a respeito da linguagem.

  • Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2025, 18h56
  • Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2025, 18h59

Primeira reunião com a Instituição 18 de junho

 

Nos dias 20, 21, 22 de maio de 2025, os alunos do curso de Ciência da Computação do IFSP - Campus Presidente Epitácio promoveram uma oficina sobre introdução a programação, como parte do projeto de curricularização da matéria de Projeto de Extensão I do primeiro semestre do ano de 2025.

 

Oficina do dia 20 de maio aos alunos do 3º ano do ensino médio.

 

A oficina, realizada em parceria com a Escola Estadual 18 de junho, buscou implementar o conceito básico sobre programação para os alunos do ensino médio com o intuito de incentivar o conhecimento lógico.

 

Oficina do dia 21 de maio ministrada para os alunos do 2º ano B.

 

As atividades foram organizadas em três encontros, um para cada turma, com duração de duas aulas de 50 minutos cada encontro. A metodologia de ensino dividiu-se em uma etapa de exposição teórica, seguida por um período dedicado a exercícios práticos supervisionados. Para a parte prática, foram utilizados os notebooks da própria escola e um compilador online da linguagem C, o que garantiu um ambiente de desenvolvimento padronizado e acessível para todos os alunos, sem a necessidade de instalar programas.

 

Oficina ministrada no dia 22 de maio para os alunos do 2º Ano A.

 

As fotografias são registros das três oficinas realizadas. No final de cada oficina, os alunos responderam um questionário com perguntas sobre o curso e as atividades práticas propostas. Percebeu-se que grande parte dos alunos se mostraram interessados na área de informática e programação e muitos também informaram que as oficinas geraram um interesse para continuar atuando na área.

registrado em:
Fim do conteúdo da página