Alunos do curso de Ciência da Computação realizam palestra sobre os impactos das redes sociais à comunidade de Presidente Epitácio
Os bacharelando em Ciência da Computação realizaram uma palestra sobre o uso das redes sociais no ambiente escolar e de trabalho, contando com o apoio de uma psicóloga convidada
Com o crescimento da democratização da internet, a utilização das redes sociais tornou-se crucial na vida das pessoas. Sob essa análise, os jovens tornaram-se suscetíveis aos perigos da internet, devido ao aumento das informações. Além disso, a presença de dispositivos móveis, como celulares ou tablets, permitiu a dispersão da atenção dos indivíduos nas atividades diárias, visto que possibilita o acesso à rede em qualquer lugar.
Nesse contexto, os discentes do curso de Bacharelado de Ciência da Computação, participantes da disciplina de projeto de extensão, fizeram uma palestra a fim de conscientizar os adultos sobre o problema em questão. O tema discutido em questão é sobre “Orientação Sobre Impactos das Redes Sociais nos Ambientes Escolares e de Trabalho”, o qual teve como público alvo os pais e responsáveis dos alunos de Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio.
Com o tema levantado, os alunos deste projeto convidaram a Aline Karen Baldo, formada em psicologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A terapeuta apresentou informações relevantes, como a dependência dos jovens nas redes sociais para se relacionar, assim, levando um olhar crítico para o seu uso excessivo. Outra atividade apresentada pela psicóloga foi uma dinâmica feita com o público, a qual causou mais engajamento para o tema.
Alunos juntamente com a psicóloga convidada
Posteriormente à apresentação da psicóloga, um dos alunos do grupo se dispôs a terminar a palestra. Desse modo, foram exibidos, por meio de slides, aplicativos para celulares que monitoram o seu uso, sendo eles: Google FamilyLink, iKeyMonitor e FamiSafe. Assim, o discente demonstrou as funcionalidades do aplicativo, como limitar a quantidade de horas, bloquear aplicativos e entre outros.
Público assistindo a palestra
Por fim, foi entregue ao público um questionário, feito pelos organizadores, a fim de medir a satisfação dos pais e responsáveis. Sendo que, das 30 respostas obtidas, 78,6% dos presentes consideraram que o tema proposto foi muito relevante, assim, é possível afirmar a relevância do debate da conscientização do uso das telas no ambiente escolar e de trabalho. Além disso, a Instituição enviou para os participantes um certificado da palestra realizada.
Redes Sociais