Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Letras realiza Oficina Literária como ação de Projeto da Curricularização da Extensão

O poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos foi o tema da Oficina Literária realizada pelos alunos de Letras no Colégio 18 de Junho.

  • Publicado: Terça, 29 de Abril de 2025, 17h37
  • Última atualização em Terça, 29 de Abril de 2025, 17h38
imagem sem descrição.

Como parte do projeto da curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês  do IFSP – PEP, intitulado Artes e Linguagens – Laços Multiculturais, os licenciandos realizaram uma Oficina Literária sobre o poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos, um dos autores estudados no componente curricular Literatura Portuguesa – do Realismo às Produções Contemporâneas, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos, que atualmente também coordena  o curso. Na disciplina  Didática, ministrada pela professora doutora Tamara de Lima, os estudantes aprenderam sobre a importância do planejamento de aulas e, coletivamente, vivenciaram a experiência de discutir e transformar o planejamento da oficina em um documento didático-pedagógico conhecido como Plano de Aula.

 Desde o início do semestre a turma do quarto termo escolheu os poemas, planejou as atividades que seriam realizadas, ensaiou e organizou toda a ação. E, no dia vinte e cinco de abril último foram ao Colégio  18 de Junho, uma escola estadual da cidade de Presidente Epitácio e fizeram a oficina literária. Utilizaram recursos como a montagem de um quebra-cabeça para o rosto de Fernando Pessoa e de seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, também uma pequena encenação na qual aproveitaram para declamar poemas e relacioná-los ao dia a dia dos alunos  dos segundo e terceiro anos do colégio. Houve ainda atividades lúdicas competitivas e, no final, os licenciandos pediram aos alunos que escrevessem um texto sobre qual poema mais gostaram e por que. A produção textual que ganhou em primeiro lugar foi a dos alunos Lorraine, Beatriz, Larissa, Felipe, Hernani, Rafael e Kauã, que escolheram o poema “Quando tornar a vir a Primavera”, de Alberto Caeiro. Eles escreveram: “Gostamos mais do poema da Primavera, pois ele fala sobre um assunto  que é bem real. O poema fala sobre a primavera, mas retrata a nossa vida real. Entendemos que a primavera é uma fase para o novo tempo, não importa a situação, tudo passa, assim como a primavera. Nenhum obstáculo é grande demais para os seus sonhos, às vezes pode não dar tudo certo hoje, porém amanhã será um novo dia e desistir não é uma solução, apenas confie em você mesmo.”

Já as alunas Heloísa, Julia Cruz, Mariana, Ana Vitória e  Gracielly, do terceiro ano, que ficaram em segundo lugar, escolheram o poema “Rega as tuas rosas”, de Ricardo Reis, e escreveram: “ O poema escolhido foi Rega as tuas rosas”, pelo fato de trazer uma reflexão de como devemos olhar para nós mesmos, ao invés de nos compararmos, nos inspirarmos e aproveitar a vida de forma leve e individual, seguindo nossos corações e fazendo o melhor para nós mesmos”.

.A professora Elaine Pereira da Silva Oliveira, coordenadora do colégio, reafirmou a importância da parceria da escola com o Instituto Federal e disse: “São parcerias com a comunidade e estamos sempre dispostos a receber atividades interessantes como essas”. Os alunos do colégio também aprovaram e salientaram o fato de serem atividades interativas, divertidas e diferenciadas. Para a professora Tamara a ação também foi exitosa, ela destaca que a experiência de discutir , elaborar e organizar as atividades é fundamental na formação do futuro professor, pois o planejamento das aulas constitui uma parte significativa das atividades desempenhadas pelo docente em seu cotidiano profissional. Para os alunos de Letras, o evento foi satisfatório, marcante e, para aqueles que são ex-alunos do colégio, um retorno emocionante. Enfim, mais uma experiência bem sucedida da curricularização da extensão do curso de Letras, parabéns a todos os envolvidos!

 

Alunos do colégio 18 de Junho interagindo com os de Letras na Oficina Literária

 

  

Alunos do colégio 18 de Junho ganhando prêmios dos alunos de Letras

 

  

Os licenciandos Lucas, Gislene e Elisangela caracterizados para a apresentação

 

Professora Alzira (2ª da direita para a esquerda) e os alunos do 4º termo

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página