Estudante do IFSP- Campus Presidente Epitácio conquista medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

O estudante Mateus Cavalcante Tesima, do primeiro ano do Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo - Campus Presidente Epitácio, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

• Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 18h18
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 18h19

O resultado foi anunciado na sexta-feira (4/10) e foi motivo de muita comemoração por parte dos familiares do aluno e de todos os servidores do campus.

A ONC é um evento técnico-científico que integra o Programa Ciência na Escola e é organizado por cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“A ONC aborda diversos tipos de ciências. As Ciências Humanas, que incluem História, Geografia e Filosofia; as Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia; e as Ciências Exatas, que envolvem a Matemática."

Segundo Mateus, “essa foi a segunda vez que participei da ONC. No ano passado, conquistei honra ao mérito por acertar pelo menos metade da segunda fase. No ano passado, também ganhei ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e, neste ano, medalha de honra ao mérito no Canguru de Matemática.”

“Tive muita sorte de contar com a disponibilidade dos professores de ciências do Instituto! Minha preparação foi basicamente com base em questões de provas  anteriores.”

“Fiquei realmente surpreso porque não esperava esse resultado, mas fiquei muito feliz quando vi que havia conquistado a medalha, já que eu tinha, de certa forma, uma 'meta' de tentar ganhar uma medalha especificamente na ONC em algum dos 3 anos do ensino médio.”