IFSP Campus Presidente Epitácio atinge excelentes resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Realizado desde 1990, o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 10h29
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 10h29

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Sua principal finalidade é a produção de informações relativas à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, além de indicadores contextuais associados às condições de trabalho na escola.

Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência. As escalas de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática do Saeb são compostas por níveis progressivos e cumulativos, de modo que se um percentual de alunos for posicionado em determinado nível de escala, pode-se pressupor que, além de terem desenvolvido as habilidades referentes a este nível, eles provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores.

O desempenho dos estudantes, aferido pelo Saeb, em conjunto com informações do fluxo escolar (número de estudantes aprovados), compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Apesar das repercussões da pandemia, no ano de 2023, o IFSP Campus Presidente Epitácio atingiu uma pontuação de 325,38 em Língua Portuguesa e 333,77 em Matemática, muito acima dos valores 284,34 e 279,33, obtidos por escolas similares em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

Enquanto no Brasil, a mediana posiciona os estudantes no nível 3 de proficiência em Língua Portuguesa e no nível 2 de proficiência em Matemática, no IFSP Campus Presidente Epitácio, essa mesma medida descritiva posiciona os estudantes no nível 5 de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

Adicionalmente, a maioria dos estudantes do campus se encontra no nível 6 de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, enquanto que, no Brasil, a maioria dos estudantes se situa no nível 0 em Língua Portuguesa e no nível 2 em Matemática. Estes indicadores corroboram o excelente resultado conquistado pelo IFSP Campus Presidente Epitácio.

Assim sendo, parabenizamos e agradecemos toda a comunidade acadêmica (alunos, docentes, técnicos-administrativos, pais e responsáveis) pelo comprometimento e pela competência dedicados à instituição e seus processos educacionais, possibilitando que este resultado fosse alcançado.