Alunos do curso de Letras realizam ação da curricularização da extensão em atividade no próprio campus

O curso de Licenciatura em Letras promoveu uma Oficina de  Língua Inglesa e reuniu diversos adolescentes e jovens da comunidade de Presidente Epitácio

• Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 07h24
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 07h37
imagem sem descrição.

Os alunos do segundo termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Instituto Federal de Presidente Epitácio, realizaram uma oficina de criação de poemas em língua inglesa como mais uma ação da curricularização da extensão, no projeto Língua(s), Leitura(s), Literatura(s) e Ensino – LETRAS em ação.

Inicialmente, na disciplina Teoria Literária: estudos da narrativa e do poema, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos, os estudantes aprenderam sobre os textos poéticos e seus recursos; depois, nas aulas de Língua Inglesa 1, alguns tópicos da língua e como criar poemas em inglês.

A oficina, intitulada Word meeting: A poetic workshop - Encontro de palavras: uma oficina literária, contou com a participação de alunos de escolas estaduais públicas como o colégio 18 de Junho e o colégio Jacinto; de escolas particulares como os colégios São Paulo, Sesi e Anglo e ainda com outros membros da comunidade de Presidente Epitácio, como o jovem Rodrigo Gonçalves do Espírito Santo, jornalista.

Sob a orientação da professora Mestra Elaine Carneiro, os licenciandos, em uma manhã de sábado, por meio de cartazes, figuras e dinâmicas divertidas, revisaram com os participantes da oficina tópicos como Substantivos e Adjetivos ( em português e em inglês) e em seguida os auxiliaram na criação dos poemas em inglês – os quais tiveram direito à ilustrações com pinceis, lápis de cor, papeis coloridos, e muito mais.

Segundo Maísa Cecília, aluna do sexto ano do ensino fundamental no colégio 18 de Junho, o evento foi muito criativo, a experiência de estar como aluna de outra escola dentro do Instituto Federal e poder conhecer o Instituto foi um grande privilégio. A aluna Yasmin, do nono ano do ensino fundamental do colégio Sesi disse que gostou bastante, foi muito divertido e que ela aumentou seu vocabulário. Já o jovem Rodrigo, jornalista e formado em inglês pela escola Michigan – EUA, afirmou que a atividade foi bem funcional, de simples absorção e que ele gostou bastante, pois foi tudo muto interativo.

A experiência foi bem sucedida conforme os relatos dos participantes e avaliação dos licenciandos e contará ainda com mais uma ação do Projeto.

A professora Mestra Elaine dando início aos trabalhos da Oficina

Licenciandos revisando tópicos  da língua inglesa e auxiliando os  participantes da Oficina

Alunos das escolas estaduais  participando das dinâmicas da Oficina

O jornalista Rodrigo também participou das dinâmicas da Oficina