Curso de Letras promove ciclo de debates sobre Fernando Pessoa em atividade de curricularização da extensão

O poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos foi o tema do ciclo de debates na escola estadual Professor Antonio de Carvalho  Leitão

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2024, 11h28
  • Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 11h28

No dia 24 de abril, os discentes do quarto termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Instituto Federal, campus Presidente Epitácio, foram ao colégio Professor Antonio de Carvalho Leitão e realizaram um ciclo de debates sobre aquele que é considerado um dos maiores poetas da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa e seus heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

A ação faz parte do projeto de curricularização da extensão: Língua(s), Leitura(s), Literatura(s) e Ensino – LETRAS em ação. Por meio de slides, performances teatrais, tarefas lúdicas e , claro, debates coletivos, os alunos leram e analisaram vários poemas e discutiram sobre  a vida,  a obra e  as principais características de cada autor.

Segundo  os estudantes da escola parceira, foi um evento interessante, dinâmico e divertido, com oportunidades para novas aprendizagens. “Foi uma abordagem diferente”, escreveu um deles na avaliação que fizeram  ao final.

Para os licenciandos, protagonistas da ação,  foi mais uma contribuição importante em sua trajetória de formação docente.

Essa ação do projeto envolveu as disciplinas: Didática, ministrada pela professora Pricila Paixão Martins Rosa, e  a disciplina de Literatura Portuguesa: Do Realismo às Produções Contemporâneas, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos, que também coordena o projeto e o curso de Letras.

Início das atividades pela aluna Paloma e com a presença do vice-diretor Professor Fabiano Ribeiro.

As alunas de Letras Carolin, Shirley, Ágatha e Renata representando respectivamente os poetas Fernando Pessoa, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos

Equipes ganhadoras  do quiz sobre os temas debatidos

Alunos, acompanhados pela  professora de Artes do colégio, em atividades de música, com emojis e respondendo às perguntas do quiz.

As licenciadas Cláudia, Janaína, Carla e Marlene executando etapas da ação

Os licenciandos William, Patrícia, Danielle, Renata e Andréia na apresentação dos temas

Os alunos do colégio participando atentamente  da discussão conduzida pelo licenciando Peterson

Os prêmios e o material usado no quiz sobre os autores