Curso de Letras exibe filme e promove debate sobre a ética do professor

O curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês -PEP exibiu  o filme O clube do imperador e realizou debate sobre posturas do professor frente aos desafios da sala de aula

• Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 19h22
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 17h49

No dia 16 de março  de 2024, primeiro sábado letivo do ano, o curso de Letras do campus de Presidente Epitácio exibiu O clube do imperador,  de 2002, com direção de Michael Hoffman. No filme, William Hundert (Kevin Kline) é um professor da  escola St. Benedict's e, por meio do estudo de filósofos gregos,  faz de tudo para ensinar aos estudantes a importância de sempre tomar atitudes corretas  para a formação de um bom caráter. Um aluno novo. Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. entra em choque com as posições de Hundert  e, além de não se interessar pelo aprendizado efetivo, coloca sua esperteza acima da honestidade e da ética.

Após a exibição, os alunos do segundo e do quarto termo, por meio de um debate coletivo, discutiram várias questões que apareceram no filme, relacionadas ao exercício do magistério, como a postura do docente diante dos diferentes comportamentos e atitudes dos alunos, métodos avaliativos,  além de temas como  honra, integridade e, principalmente, a ética do professor.

Participaram da ação as professoras Pricila Paixão, que mediou os debates, Mirella Monique Soares e  Maria Alzira de Souza Santos – coordenadora do curso de Letras.

Alunos do segundo e do quarto termo assistindo ao filme no sábado letivo

A professora Maria Alzira, coordenadora do curso, iniciando os trabalhos do dia

A professora Pricila mediando o debate