Alunos do curso de Pedagogia analisam livros didáticos para ensino de Língua Portuguesa
Prática do Componente Curricular “Fundamentos e metodologias do ensino de Língua Portuguesa: produção de textos” prepara os alunos para a escolha de materiais didáticos.
Os futuros pedagogos poderão ministrar aulas de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, portanto vivenciar momentos de análises de livros didáticos torna-se fundamental na construção do perfil do egresso, a fim de que eles possam escolher materiais adequados ou fazer ajustes a situações de aprendizagem apresentadas nos livros.
Nesse sentido, no componente curricular “Fundamentos e metodologias do ensino da Língua Portuguesa: produção de textos”, ministrado pela docente Gislene Barbosa, os alunos do 5º semestre vivenciaram a Prática do Componente Curricular (PCC) por meio de uma análise minuciosa das unidades e dos capítulos que compõem diferentes livros adotados em escolas públicas e particulares da região.
Os licenciandos buscaram identificar nas atividades dos livros se existe articulação entre os eixos de ensino da língua materna: leitura, análise linguística, oralidade e produção textual. Também analisaram como os gêneros textuais são trabalhados e, sobretudo, como cada material trata o ensino da produção de texto: há planejamento de atividades de escrita com os pequenos estudantes? Há momentos de revisão para as crianças aprenderem a reescrever os textos? Há indicação de correção textual-interativa para as intervenções do professor?
Para as estudantes Patrícia dos Santos Araújo e Carolina Pedrosa Santos, que fizeram juntas a análise de um livro para o 4º ano, “essa experiência foi bem positiva, pois quando tivermos de escolher livros em nosso trabalho docente, teremos noção do que analisar para favorecer a aprendizagem dos nossos futuros alunos”.
A seguir fotos dos alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia em atividade de análise de materiais didáticos:
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