Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Curso de Letras realizam lançamento do e-book “Jovens eu-líricos: um verso, uma experiência”

A obra é resultado de um projeto de curricularização da extensão, em parceria com o Colégio Estadual Antônio de Carvalho Leitão

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h24
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h25

Na noite do dia 22 de novembro ocorreu no Campus Presidente Epitácio o lançamento do e-book “Jovens eu-líricos: um verso, uma experiência”, organizado por alunos do Curso de Licenciatura em Letras e pelos professores Aline Pereira Lima, Cleomar Pinheiro Sotta e Elaine Sant’Ana Carneiro.

Capa do e-book                                                                     Cartaz de lançamento

A obra é resultado de um projeto de curricularização da extensão, que envolveu a parceria com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão, de Presidente Epitácio.

O projeto teve início com o estudo dos elementos composicionais do gênero poema, na disciplina de Teoria Literária: estudos da narrativa e do poema. Na sequência, no componente curricular Língua Inglesa 1, os estudantes de Letras exploraram aspectos gramaticais envolvidas na construção de comparações e produziram alguns poemas, a partir de uma estrutura pré-definida, baseada na metodologia apresentada no livro Writing Simple Poems: Pattern Poetry for Language Acquisition, de Margaret R. Moulton e Vicki L. Holmes.

Em seguida, os licenciandos em Letras realizaram oficinas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão. Na primeira parte, revisaram alguns elementos gramaticais de língua inglesa:  comparação, adjetivos, vocabulário das partes do corpo, pronomes adjetivos e verbo to be no presente. Esses aspectos foram depois utilizados na proposta de elaboração de um poema, descrevendo um colega por meio de comparações e de uma forma específica em versos.

Os poemas produzidos foram compilados em um e-book cujo planejamento, editoração, diagramação e ilustração foram executados pelos estudantes de Letras na disciplina de Metodologia do trabalho científico.

A cerimônia de lançamento do e-book - que reuniu alunos das duas instituições envolvidas - contou com uma apresentação musical, exposição da obra, relato das etapas do projeto e do processo de produção do livro; e declamação de alguns poemas.

Apresentação musical

Exposição das etapas de produção do livro

Declamação de poemas

Na opinião da Valéria Olímpio, professora de Língua Inglesa do Colégio Leitão, que acompanhou as oficinas, “projetos como esse eliminam a sensação de incapacidade que muitas vezes os estudantes alimentam. Inicialmente, eles estavam inseguros e depois se sentiram satisfeitos com a produção dos textos.

De acordo com o professor Cleomar Sotta, o projeto permitiu aos estudantes da licenciatura promover uma interdisciplinaridade, unindo conhecimentos de teoria literária, língua inglesa e editoração, sendo essa última uma das áreas de atuação dos profissionais de Letras. Eles também puderam atuar como docentes, conduzindo as oficinas. Para os alunos do Leitão, o projeto proporcionou revisão e sistematização de conceitos de inglês, além de uma atividade lúdico-artística de produção de textos em língua estrangeira.

“Foi gratificante assistir ao lançamento do livro. O projeto foi certamente uma experiência inovadora e exitosa”, finalizou a coordenadora do Curso de Letras, professora Maria Alzira de Souza Santos.

O e-book pode ser acessado na página do campus, pelo link a seguir: Jovens eu-líricos: um verso, uma experiência

Alunos e professores do IFSP e do Colégio Antônio de Carvalho Leitão

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio