Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de pesquisa Geppes prepara ações para projeto de pesquisa em 2024
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa Geppes prepara ações para projeto de pesquisa em 2024

Duas linhas do GP realizam estudos e planejam ações para o próximo ano letivo

  • Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 18h21
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h17
imagem sem descrição.

De cima para baixo, (foto 1) membros da linha 2 após reunião do dia 25 de outubro de 2023;
(fotos 2 e 3) membros da linha 1 durante momento de estudo em 1º de novembro;
(foto 4) professora Gislene Barbosa conversando com o grupo sobre concepções de leitura.

 

Os membros das duas linhas do grupo de pesquisa Geppes – IFSP: Política, educação e sociedade reuniram-se nos meses de outubro e novembro para estudos e planejamento de ações.

A linha 1, “Ensino, leitura, literatura e sociedade”, debateu a respeito das concepções de leitura presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. A compreensão de documentos normativos e a crítica fundamentada acerca deles tornam-se singulares no processo de compreensão do ensino da leitura no país e na tomada de decisões sobre projetos de investigação acadêmica. O objetivo do grupo é realizar, em 2024 e 2025, uma pesquisa sobre o Letramento Literário de alunos da educação básica, passando pelas metodologias de ensino e a formação do professor.

Já a linha 2, “Práticas educativas e formação docente”, leu artigos e discutiu acerca das necessidades formativas de professores recém-iniciados na carreira docente. O objetivo do grupo é fortalecer os saberes teóricos de todos da equipe para que um projeto de pesquisa seja construído com foco no acompanhamento de egressos de cursos de Pedagogia, levantando as relações entre o fazer docente, os saberes dos professores ingressantes e as práticas e políticas educacionais em diferentes contextos.

As professoras Gislene Barbosa e Tamara de Lima, líderes do grupo, planejam retomar as ações do Geppes em março de 2024, com muitos estudos e ações. Alunos e pesquisadores interessados em participar do GP, podem entrar em contato com elas.

Informações disponíveis em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/332347

registrado em:
Fim do conteúdo da página