Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Letras realizam atividades de Práticas do Componente Curricular com metodologias diversas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Letras realizam atividades de Práticas do Componente Curricular com metodologias diversas

A disciplina  Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo leva os estudantes a estabelecerem intertextos entre obras do passado e produtos culturais do presente

  • Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h40
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 10h15
imagem sem descrição.

Os trabalhos propostos para as Práticas do Componente Curricular (PCC) na disciplina de Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo do curso de Letras tiveram por objetivo levar os estudantes a pensarem em atividades que poderiam ser aplicadas em sala de aula com a finalidade de aproximar a literatura ao cotidiano de seus futuros alunos. Para tanto, foi solicitado aos licenciandos que pesquisassem e relacionassem produtos culturais atuais  os quais pudessem dialogar com os movimentos literários, obras e autores estudados.

A primeira tarefa foi buscar letras de músicas atuais que correspondessem, sobretudo em sua temática, às Cantigas do Trovadorismo. Extrapolando o espaço tradicional da sala de aula, a apresentação dos trabalhos ocorreu no pátio de convivência dos alunos.

Para a discussão dos temas do Humanismo, foram organizados grupos e cada um deles comparou a peça de teatro O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, a filmes e séries atuais que também realizam crítica social pelo viés do humor.

Para esclarecer de forma objetiva, porém lúdica e interessante, a dualidade que perpassa a estética do Barroco, os alunos prepararam diversas “performances”, entre elas: músicas com karaokê, poemas por meio de animação, apresentação visual com desenhos e com outros tipos de imagens.

A professora  Maria Alzira, responsável pelo componente curricular, destaca a importância de  os estudantes poderem compartilhar ideias criativas explorando aspectos artísticos e culturais.

Atividade com as Cantigas do Trovadorismo, apresentada no pátio de convivência

Apresentação com recursos diversos de som e imagem de atividade sobre o Barroco

 

Apresentação com música/karokê em atividade sobre o Barroco

 

Apresentação de uma animação em atividade sobre o Barroco

 

Jogo de luzes, som e movimentos em apresentação sobre o Barroco

 

 
Poemas do Barroco: performance, som, imagens e apresentação com desenhos ilustrativos


Análises comparativas de filmes e séries atuais com a obra Auto da Barca do Inferno

registrado em:
Fim do conteúdo da página