Página inicial > Últimas Notícias > Professor do Campus Presidente Epitácio publica o livro Labirintos de Borges e Saramago: espaço, palavra e identidade

A obra é resultado de pesquisas realizadas durante o doutorado

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 08h49
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 08h51

Na última quinta-feira (05), Cleomar Pinheiro Sotta, professor da área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras, participou de um evento de lançamento de livros na Reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para apresentação de seu livro “Labirintos de Borges e Saramago: espaço, palavra e identidade”, publicado pela Fundação Editora Unesp (Selo Cultura Acadêmica).

Bate papo com autores

A obra, resultado de suas pesquisas de doutorado, aproxima a produção narrativa do argentino Jorge Luis Borges e do português José Saramago, a partir da imagem do labirinto, em três grandes perspectivas. A primeira delas é a espacial. Ambos os escritores tendem a descrever os ambientes traçando uma analogia com definições e características labirínticas. Em segundo lugar está a evocação do labirinto na própria escrita, na organização dos textos, na pontuação e, principalmente, no tom ensaístico-filosófico e nas notas digressivas intercaladas ao enredo. Por último, a busca pela identidade é uma via labiríntica, pois constitui um trajeto cheio de incertezas, objetivando chegar ao centro, isto é, ao encontro de um eu consigo mesmo e com um outro.

De acordo com Cleomar, sua tese foi indicada pelo Programa de Pós-graduação Literatura e Vida Social, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (onde cursou o doutorado), para a seleção de materiais para publicação, realizada pela Editora Unesp e pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da Unesp, concorrendo com teses defendidas por todas as unidades da Universidade Estadual Paulista, de diferentes áreas. O trabalho foi analisado pela equipe editorial e selecionado para ser lançado no formato de e-book.

É válido destacar que a pesquisa apresentada no livro foi indicada para o Prêmio Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2021 e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Unesp de Teses 2021.

A publicação do trabalho faz parte de um incentivo da Unesp à publicação e difusão gratuita de teses e dissertações desenvolvidas nos programas de pós-graduação da Universidade.

No evento de lançamento, os autores participaram de mesas redondas e puderam expor ao público presente as motivações para realização da pesquisa, uma breve apresentação da temática e dos resultados e, ainda, os impactos da publicação para a sociedade.

O download do livro virtual pode ser feito de forma gratuita (mediante rápido cadastro) em https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/labirintos-de-borges-e-saramago/ ou  adquirido (com custos) em versão impressa sob demanda. O material também está disponível no Scielo Livros: https://books.scielo.org/id/twdqw

Site da Editora Unesp (Selo Cultura Acadêmica) para download da obra

A publicação demonstra o compromisso dos docentes do Instituto Federal de São Paulo com a realização de pesquisas científicas de qualidade e compartilhamento de conhecimento com toda a comunidade.