Página inicial > Últimas Notícias > Matemática na Brinquedoteca – O Tangram e algumas ideias matemáticas

Matemática na Brinquedoteca – O Tangram e algumas ideias matemáticas

O curso de Pedagogia, através do Projeto de Extensão “Brinquedoteca: espaço permanente de estudo, pesquisa, extensão e formação de professores” a ação “Matemática na Brinquedoteca” e recebeu alunos da EE Profª Mércia Maria Pretti Soares.

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 19h37
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h23

No dia 23 de junho de 2023, o curso de Pedagogia através do Projeto de Extensão “Brinquedoteca: espaço permanente de estudo, pesquisa, extensão e formação de professores” realizou a ação “Matemática na Brinquedoteca” e recebeu estudantes do 3º e 5º ano da Escola Estadual Profª Mércia Maria Pretti Soares.
A atividade, coordenada pela Profª Natiele Silva Lamera, contou com apoio de todo o corpo docente do curso e ainda com a presença de alunos bolsistas e voluntários do Projeto. A atividade “O Tangram e algumas ideias geométricas” objetivou apresentar e ampliar o repertório dos estudantes sobre este quebra-cabeça chinês milenar, formado por sete peças através das quais é possível construir até 1.700 figuras diferentes. Além de possibilitar a exploração das peças e construção de figuras de maneira espontânea, os estudantes vivenciaram alguns desafios envolvendo habilidades de percepção espacial, memória visual, e puderam refletir sobre ideias geométricas referentes a atributos característicos e definidores das figuras planas.
Após essa atividade os estudantes puderam conhecer diversos espaços do campus, como: laboratórios, salas de aula, horta, quadra poliesportiva, sala dos professores e biblioteca, foram acompanhados pela professora do curso de Pedagogia Aline Lima. Neste trajeto conheceram também professores e estudantes com os quais interagiram tirando dúvidas e buscando informações.
Agradecemos a pronta parceria com a EE Professora Mércia Maria Pretti Soares através da equipe de coordenação e direção e esperamos que novos momentos como este aconteçam em breve.