Página inicial > Últimas Notícias > Monitoria em Língua Portuguesa: Leituras, produções de texto e revisões de conceitos realiza ações diversas durante o primeiro semestre

Aulas, plantões de dúvida e declamações de poemas marcaram a hora e a vez da Língua Portuguesa

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 18h35
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 18h35

Finalmente, depois da abertura do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês no campus do Instituto Federal em Presidente Epitácio, teve início um projeto de ensino de Língua Portuguesa. Sob a coordenação da Professora Dr.ª Maria Alzira de Souza Santos, a aluna do curso de Letras, Renata Gomes Pereira – bolsista do projeto, realizou neste semestre diversas ações: aulas de fixação de conceitos; plantões para sanar dúvidas, ler, comentar e auxiliar na produção de textos; e ainda uma declamação de poemas.

As aulas foram encontros planejados junto com os professores de Língua Portuguesa das três séries dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e focaram em leitura e interpretação de texto, para os primeiros anos, e em produção de texto para os segundos e terceiros.

Quanto aos horários de plantões, os alunos dos terceiros anos foram os que mais compareceram, em busca de auxílio para suas produções textuais, tendo em vista a proximidade da prova de redação do Enem.

No dia 19 de junho, à hora do almoço, os alunos de todas as séries ouviram a bolsista ler e declamar poemas, sobre o amor, de grandes autores da Literatura Brasileira e Portuguesa, como Oswald de Andrade, Vinícius de Morais e Camões. Anteriormente, os poemas foram disponibilizados em forma de “cardápio” os quais poderiam ser escolhidos e “oferecidos” a uma pessoa querida – de forma anônima ou não. A declamação foi intercalada com música instrumental e fez parte das comemorações do dia dos namorados. Destacamos a importância de a Literatura sair da sala de aula para incorporar-se a experiências do cotidiano dos alunos. Alguns que estavam presentes aludiram à atividade como “Muito legal e diferente”.

Outras ações já estão previstas para o próximo semestre, aguardem!

Atividade de Redação: como inserir citações nas produções textuais

Alunos do segundo ano do curso de Mecatrônica com a aluna bolsista no dia da declamação de poemas

A aluna bolsista Renata em atividade do Projeto com alunos do 3ºano do curso de Informática