Página inicial > Últimas Notícias > Letramento literário ocupa a pauta de reflexões do encontro mensal do GEPPES

Letramento literário ocupa a pauta de reflexões do encontro mensal do GEPPES

Grupo de pesquisa, na linha Ensino, leitura, literatura e sociedade, discute conceitos e práticas para fomentar a leitura literária nas escolas

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 21h50
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h18

No último 21 de junho, a linha Ensino, leitura, literatura e sociedade, do grupo de pesquisa GEPPES – IFSP: Política, educação e sociedade estudou e discutiu acerca do Letramento Literário: paradigmas e práticas.

O tema do encontro está articulado à elaboração do projeto de pesquisa da linha mencionada e ao desenvolvimento de ações de pesquisa em parceria com redes municipais e estaduais da região de Presidente Epitácio para formação continuada de professores que trabalham com língua materna e práticas leitoras.

Considerando diversas produções acadêmicas contemporâneas sobre ensino de literatura, o grupo tematizou desafios que os docentes da educação básica enfrentam para romper modelos tradicionais de leitura, como também desafios ligados à rigidez de alguns currículos que tendem a promover escassez e limitação no desenvolvimento de comunidades leitoras nas escolas.

Vivenciar a leitura na educação básica, tornar o livro acessível aos alunos, promover discussões sobre as obras lidas, instigar crianças e jovens a produzirem significado com as obras e a partir delas vem se mostrando como uma rica oportunidade para a formação continuada de professores. Assim o grupo de pesquisa ambiciona desenvolver ao longo do próximo biênio ações interventivas que ajudem a ampliar as práticas leitoras, as comunidades de leitores e a compreensão dos textos literários nas escolas públicas da região.

A estudante de Letras Ágatha Oliveira Prieto França discorre sobre o conceito de literatura na perspectiva do Letramento Literário

Professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia que integram a linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade em momento de estudo sobre o Letramento Literário

Reflexões e conversa sobre as práticas de leitura literária na escola

Professor Dr. Cleomar Pinheiro Sotta propõe ao grupo momentos de discussão sobre desafios ao ensino das práticas de leitura literária na educação básica