Página inicial > Publicações > Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes

Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes

• Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h51
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h53
imagem sem descrição.

Na quarta-feira passada, dia 1° de novembro, os/as alunos/as matriculados na disciplina de Esportes do segundo ano dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio em Informática e Mecatrônica do IFSP, Câmpus Presidente Epitácio, participaram do curso de iniciação do esporte corrida de orientação.

O curso foi ministrado pelo Professor Joaquim de Jesus Picardo, Presidente da Federação de Orientação de São Paulo (FOSP), em parceria com a Prefeitura de Indiana, que cedeu o espaço físico para a realização da parte teórica, e a Fazenda Seringal Indiana, onde foi realizado o percurso prático.

Acompanhados pela professora de Educação Física, Joelma de Souza Nogueira Dalarmi, a turma da disciplina Esportes pôde vivenciar uma atividade esportiva desenvolvida no meio natural, aprendendo um pouco mais sobre orientação geográfica com a utilização de mapa e bússola para percorrer um itinerário pré-determinado, passando por pontos de controle assinalados graficamente no mapa e demarcados no terreno em uma ordem estabelecida. O percurso totalizou 2,3 Km, e foi concluído em duplas num tempo médio de 40 minutos.

O grupo de alunos participou ativamente do esporte e venceu, inclusive, o receio inicial de não concluir a prova. O relato de cada dupla ao final da corrida, com entusiasmo e alegria em compartilhar as dificuldades durante o percurso, provaram que o objetivo principal da atividade foi alcançado, uma vez que a proposta da disciplina é desenvolver através da participação conjunta, a busca pela melhor convivência com o próximo e o meio ambiente, utilizando os valores presentes no mundo que envolve os esportes na superação de desafios pessoais e coletivos.

Registramos aqui o agradecimento especial a Divisão de Esportes e Recreação-DEREPE e a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Epitácio, que foram fundamentais para que a viagem para Indiana (SP) fosse realizada.

Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes