Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes

  • Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h51
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h53
imagem sem descrição.

Na quarta-feira passada, dia 1° de novembro, os/as alunos/as matriculados na disciplina de Esportes do segundo ano dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio em Informática e Mecatrônica do IFSP, Câmpus Presidente Epitácio, participaram do curso de iniciação do esporte corrida de orientação.

O curso foi ministrado pelo Professor Joaquim de Jesus Picardo, Presidente da Federação de Orientação de São Paulo (FOSP), em parceria com a Prefeitura de Indiana, que cedeu o espaço físico para a realização da parte teórica, e a Fazenda Seringal Indiana, onde foi realizado o percurso prático.

Acompanhados pela professora de Educação Física, Joelma de Souza Nogueira Dalarmi, a turma da disciplina Esportes pôde vivenciar uma atividade esportiva desenvolvida no meio natural, aprendendo um pouco mais sobre orientação geográfica com a utilização de mapa e bússola para percorrer um itinerário pré-determinado, passando por pontos de controle assinalados graficamente no mapa e demarcados no terreno em uma ordem estabelecida. O percurso totalizou 2,3 Km, e foi concluído em duplas num tempo médio de 40 minutos.

O grupo de alunos participou ativamente do esporte e venceu, inclusive, o receio inicial de não concluir a prova. O relato de cada dupla ao final da corrida, com entusiasmo e alegria em compartilhar as dificuldades durante o percurso, provaram que o objetivo principal da atividade foi alcançado, uma vez que a proposta da disciplina é desenvolver através da participação conjunta, a busca pela melhor convivência com o próximo e o meio ambiente, utilizando os valores presentes no mundo que envolve os esportes na superação de desafios pessoais e coletivos.

Registramos aqui o agradecimento especial a Divisão de Esportes e Recreação-DEREPE e a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Epitácio, que foram fundamentais para que a viagem para Indiana (SP) fosse realizada.

 

Curso de Corrida de Orientação realizado pelos alunos da disciplina de Esportes 

registrado em:
Fim do conteúdo da página