Página inicial > Publicações > Equipe de alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP - Presidente Epitácio é finalista no Desafio Prototipe

Uma equipe formada por alunos de Engenharia Elétrica do IFSP - PEP representará o IFSP na fase final do Desafio Prototipe 4.0 – ação de âmbito nacional de promoção ao desenvolvimento de ideias e negócios.

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 20h56
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 20h56

Uma equipe composta por alunos de engenharia elétrica do IFSP campus Presidente Epitácio representará a instituição na fase final do Desafio Prototipe 4.0 – ação de âmbito nacional de promoção ao desenvolvimento de ideias e negócios, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Os alunos Renan Tenório Santos, Augusto Luis Gino Galo e Mateus Freire Roberto estão entre os 10 finalistas com o Projeto JouleWatch, um sistema de monitoramento e comercialização para o mercado livre de energia no Brasil. A competição contou com a participação de 118 equipes de todo o Brasil, inseridas em uma trilha empreendedora de 6 semanas sob avaliação contínua de representantes dos IFs.

A banca final será no próximo dia 21 de setembro, das 19 às 22 horas, e será transmitido ao vivo pelo YouTube através do link a seguir: (https://www.youtube.com/live/dNdAMH-eTko?si=hEUcUPCaq4c41mW7)

Os 3 primeiros colocados serão premiados com uma visita ao Porto Digital de Pernambuco - um dos principais parques tecnológicos do Brasil, instalado no centro histórico de Recife. A visita será realizada nos dias 24, 25 e 26/10/2023 e contará com diversas atividades às equipes premiadas, como participação em pitches e visita à empresas sediadas no parque tecnológico.

O Desafio Prototipe:
O Desafio Prototipe 4.0 é uma iniciativa no âmbito da cooperação técnica entre o Instituto Federal do Espírito Santo - IFES e o Ministério da Educação (MEC), com o intuito de ampliar as fronteiras do conhecimento e estimular os alunos, de qualquer nível da rede federal de educação, a desenvolverem ideias e negócios, alinhados à economia 4.0, que atendam a demandas reais da sociedade brasileira.
Dez Institutos Federais que participaram do Edital 84/2021 – Setec/MEC foram convidados a participar da coordenação do desafio de ideias, entre eles o IFSP, por meio da Inova-IFSP e o Núcleo Incubador Suzano.