Página inicial > Publicações > Alunos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP-PEP realizam mais um Projeto da Curricularização da Extensão

Poemas, cartazes e produção de e-book evidenciam as ações do Projeto de Extensão realizado em escola pública da cidade de Presidente Epitácio

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 08h21
  • Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 08h33

O segundo projeto de curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês do Campus Presidente Epitácio englobou ações de três disciplinas do segundo termo: Metodologia do Trabalho Científico, Teoria Literária: Estudos da narrativa e do Poema, e Língua inglesa I.

Sob a orientação dos professores Aline Pereira Lima, Cleomar Pinheiro Sotta e Elaine Sant´Ana Carneiro, a partir de encontros e discussões com coordenadores de escolas públicas, o projeto foi delineado e começou, na prática, na disciplina de Língua Inglesa.  Os alunos estudaram, então, alguns tópicos da língua inglesa e modos de se fazer comparação por meio de símile e de metáfora, com os quais criaram poemas. Trabalharam com a música By the rivers of Babylon e, além de estudarem aspectos formais da língua, refletiram sobre o valor dos rios. Em seguida, a proposta foi trabalhar com poemas que tivessem como tema o Paraná River, que é o rio em cuja margem situa-se a cidade de Presidente Epitácio.

Em concomitância à criação de poemas em inglês, os alunos trabalharam com os aspectos de criação de poemas, na disciplina de Teoria Literária e, ainda, com as questões pedagógicas relativas ao ensino e aprendizado de alunos do ensino médio e com os aspectos técnicos da criação de um e-book na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

Acompanhados dos professores, os alunos de Letras ofereceram duas oficinas na Escola Estadual Professor Antônio de Carvalho Leitão, que contaram com a participação da professora de inglês da escola e cerca de 25 alunos que se inscreveram, voluntariamente, para essas ações. Os alunos passaram um período desenvolvendo textos e imagens, com material que incluía cartazes, figuras, tintas, pincéis, lápis de cor, papéis coloridos, tecidos e fitas, dentre outros. Foi perceptível a participação bem-humorada dos estudantes adolescentes.

Revisão de tópicos gramaticais

Premiação das categorias melhor texto e melhor ilustração

Professores, alunos de Letras e estudantes do Colégio Leitão

A experiência foi bem-sucedida tanto para os alunos e a docente da escola parceira do projeto, como para os graduandos em Letras, os quais atuaram como protagonistas das ações e salientam a contribuição significativa do projeto em sua trajetória de formação docente.

O resultado do projeto pode ser conferido no e-book “Jovens eu-líricos”, que será publicado em breve no site do IFSP de Presidente Epitácio com amostras de poemas dos alunos de Letras e dos alunos do Colégio Leitão.