Grupo de pesquisa Geppes prepara ações para projeto de pesquisa em 2024

Duas linhas do GP realizam estudos e planejam ações para o próximo ano letivo

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 18h21
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h17

De cima para baixo, (foto 1) membros da linha 2 após reunião do dia 25 de outubro de 2023;
(fotos 2 e 3) membros da linha 1 durante momento de estudo em 1º de novembro;
(foto 4) professora Gislene Barbosa conversando com o grupo sobre concepções de leitura.

Os membros das duas linhas do grupo de pesquisa Geppes – IFSP: Política, educação e sociedade reuniram-se nos meses de outubro e novembro para estudos e planejamento de ações.

A linha 1, “Ensino, leitura, literatura e sociedade”, debateu a respeito das concepções de leitura presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. A compreensão de documentos normativos e a crítica fundamentada acerca deles tornam-se singulares no processo de compreensão do ensino da leitura no país e na tomada de decisões sobre projetos de investigação acadêmica. O objetivo do grupo é realizar, em 2024 e 2025, uma pesquisa sobre o Letramento Literário de alunos da educação básica, passando pelas metodologias de ensino e a formação do professor.

Já a linha 2, “Práticas educativas e formação docente”, leu artigos e discutiu acerca das necessidades formativas de professores recém-iniciados na carreira docente. O objetivo do grupo é fortalecer os saberes teóricos de todos da equipe para que um projeto de pesquisa seja construído com foco no acompanhamento de egressos de cursos de Pedagogia, levantando as relações entre o fazer docente, os saberes dos professores ingressantes e as práticas e políticas educacionais em diferentes contextos.

As professoras Gislene Barbosa e Tamara de Lima, líderes do grupo, planejam retomar as ações do Geppes em março de 2024, com muitos estudos e ações. Alunos e pesquisadores interessados em participar do GP, podem entrar em contato com elas.

Informações disponíveis em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/332347