Alunos do curso de Letras elaboram atividades com metodologias ativas

Prática do Componente Curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração” finaliza em junho com metodologias ativas aplicadas aos estudos linguísticos.

• Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h22
  • Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h23
imagem sem descrição.

O estudo linguístico pode ser favorecido pelo uso de metodologias ativas, pois elas incentivam os alunos a aprender por meio da resolução de problemas, de maneira colaborativa, com valorização da autonomia e articulação com atividades lúdicas. Estratégias de ensino como a Sala de Aula Invertida, a Rotação por Estações e a Gamificação compareceram nas atividades planejadas e implementadas pelos estudantes do curso de Letras.

De maio a junho de 2023, no componente curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração”, ministrado pela docente Gislene Barbosa, os alunos do 2º semestre vivenciaram a Prática do Componente Curricular (PCC) por meio de atividade em grupo para elaboração de planos de aula e realização de seminários formativos sobre a Língua Portuguesa. Os estudantes planejaram e ministraram aulas para seus pares, vinculando teoria e prática, preparando-se para as atividades do estágio obrigatório.

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida colabora na alteração da ordem tradicional de estudar: atividades são realizadas previamente pelo aluno em casa antes da aula propriamente dita. Assim, quando na aula, o aluno fica mais ativo, traz vários saberes e consegue dialogar com os colegas e professor sobre o tema em discussão. Nesse sentido, dois grupos de alunos prepararam materiais de estudos para os colegas acerca da colocação pronominal e da ocorrência de crase. Depois que os colegas estudarem em casa, os grupos realizaram os seminários formativos na aula: momento em que o conceito foi construído colaborativamente com aplicação em atividades práticas.

Estudantes responsáveis pelo seminário formativo sobre colocação pronominal: Renata Pereira, Shirley Pereira, Tiago Silva, Ágatha França e Carolina Macedo

Estudante Tiago construindo coletivamente o conceito após os estudos prévios que os colegas fizeram em casa – atividade com Sala de Aula Invertida

Alunas Victória Souza, Mariana Silva, Nathália Silva e Maria Júlia Tholentino responsáveis pelo seminário sobre crase

Aluna Maria Júlia escrevendo na lousa uma síntese das ações estudadas com a turma

A Rotação por Estações consiste num circuito de estações que pode ser resolvido em qualquer ordem, pode ser feito individualmente ou em grupo, permitindo a aplicação dos saberes dos alunos em contextos nos quais os conteúdos se aplicam. Por seu caráter híbrido, tal estratégia de ensino permite a mescla entre atividades realizadas e não realizadas com recursos tecnológicos como computador, celular, aplicativos etc. Dois grupos de alunos prepararam e implementaram seminários formativos com a rotação para tematizar a acentuação gráfica e a pontuação.

Na imagem, os alunos Willian Rodrigues, Ellen Oliveira e Gabrielly Santos realizam a correção de atividades após a realização do seminário sobre acentuação. As alunas Sidylene Virgínio e Thaís Batista também compuseram a equipe (não aparecem na foto)

Os alunos Ailton F. Júnior, Laís Silva, Carla Camargo e Marlene Maeda preparando os símbolos que serão usados nas Estações para aprendizagem de pontuação

A Gamificação é uma metodologia ativa que se vale dos jogos para favorecer as situações de aprendizagem, num contexto de tomada de decisão e aplicação de saberes. Dois grupos de alunos prepararam seminários com tal estratégia, sendo um sobre ortografia e outro sobre concordância verbal e nominal.

As alunas Natali Andrade, Patrícia Godoy, Danielle Costa e Andréia Lima realizando a correção das atividades do game sobre ortografia

Os alunos Peterson Rodrigues, Cláudia Rodrigues, Paloma Bernardo e Janaina Silva após realizarem seminário sobre concordância verbal e nominal

Alunos de Letras participando do game que mesclou uso de plataforma digital e plaquinhas de escolhas

Alunos participando de game com uso de plataforma digital e celular com internet