Início do curso de extensão Letramento literário na formação docente

Geppes inicia ação vinculada à pesquisa “Formação continuada de professores da Sala de Leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola” financiada pelo CNPq

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h56
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 11h21

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), liderado pelas professoras Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima, iniciou as ações vinculadas à pesquisa intitulada Formação Continuada de professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em dezembro de 2023 na Chamada Universal 10/2023 na categoria grupos emergentes.

A pesquisa, que será desenvolvida nos anos de 2024 e 2025,  conta com as seguintes ações: implementação de um laboratório de práticas leitoras no campus; realização de um curso de formação continuada voltado a professores das redes públicas da região de Presidente Epitácio que atuam em salas de leitura ou espaços similares; produção acadêmica acerca dos reflexos/desdobramentos da formação continuada de professores sobre as práticas de leitura literária nas escolas; e, ao final, a realização de um evento científico de culminância.

No dia 21 de março, ocorreu o primeiro encontro do curso de extensão Letramento literário na formação docente voltado a professores das redes públicas. Os cursistas foram recepcionados pelo Diretor Adjunto Educacional Bruno Vani e pela Dirigente Regional de Ensino de Santo Anastácio Helenice Rocha. Em seguida, participaram de uma atividade de acolhimento e integração intitulada “Hora do Conto” e, depois, cada um pôde se apresentar aos colegas. Na sequência, a professora Tamara apresentou a estrutura e o funcionamento do curso. No decorrer do dia, responderam a um questionário sobre o perfil dos cursistas e estudaram o conceito de letramento literário e os critérios para a seleção de obras literárias com a professora Gislene Barbosa e com a egressa do curso de Pedagogia e estudante de Letras, Marlene Maliko Maeda.

O segundo encontro do curso ocorrerá no dia 18 de abril.

O Diretor Adjunto Educacional Bruno Vani deu as boas-vindas aos cursistas e apresentou o IFSP e os cursos ofertados.

A Dirigente Regional de Ensino de Santo Anastácio, Helenice Rocha, recepcionou os cursistas – em sua maioria, professores das salas de leitura das escolas estaduais – e reafirmou a importância da parceria com o IFSP.

Cursistas participam da atividade “Hora do Conto”.

No laboratório de informática, os professores responderam um questionário sobre o perfil dos professores que atuam nas Salas de Leitura.

Professora Gislene abordou o conceito de Letramento Literário na perspectiva de Rildo Cosson.

Professora Marlene abordou os critérios para a seleção de obras literárias.