CONVITE

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 08h19
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 17h32

O Instituto Federal de Presidente Epitácio tem a honra de convidar seus alunos e a comunidade epitaciana a participar do evento de encerramento da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em 21 de outubro de 2016, às 19h00, no IFSP.

Trata-se da grandiosa apresentação do Conservatório Musical Municipal “Joaquim de Oliveira”, que trará sua orquestra com repertório próprio para o encerramento.

O evento conta, ainda, com uma homenagem especial aos 20 anos da gravação do disco Flor de Guavira (1996), da violeira Helena Meirelles, epitaciana que foi reconhecida como uma das melhores instrumentalistas do mundo. A homenagem apresenta canções de viola apresentadas pelo professor Romualdo, também membro da equipe do conservatório.

Venha prestigiar esse momento de prazer e ampliar o conhecimento da cultura local.

Helena Meirelles

Nascida em 1924, Helena Meirelles, também conhecida como Dama da Viola, cresceu em Bataguassu e Presidente Epitácio. Embora seu talento tenha sido descoberto pelo público nacional e pela mídia apenas perto dos 70 anos, a violeira toca desde os nove anos em festas da região.

Pobre e analfabeta, Meirelles foi reconhecida mundialmente como artista revelação, além de ser considerada, em 1993, pela revista estadunidense Guitar Player, como uma das melhores instrumentalistas do mundo.

Morreu em 2005, aos 81 anos, mas sua voz sempre será ouvida em um dos quatro álbuns da artista, dentre eles Flor de Guavira, gravado há 20 anos.