Página inicial > Últimas Notícias > IFSP em Ação > Professores do Curso de Ciência da Computação do IFSP-Presidente Epitácio lançam livro sobre ensino de Algoritmos

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 06h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 13h58

Com mais de 15 anos de atuação no Ensino Superior de Informática, os professores decidiram reunir seu material pedagógico em um único volume, criando um livro didático que busca demonstrar a construção de algoritmos como ponto de partida para estudantes de cursos técnicos, tecnológicos ou bacharelados.

“Ensino de Algoritmos com o uso de Fluxograma, Pseudolinguagem e Linguagem C” é o título do livro de autoria dos docentes do Instituto Federal São Paulo, campus Presidente Epitácio, Melissa Marchiani Palone Zanatta, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  e César Alberto da Silva, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduados em Ciências da Computação.

A partir de uma linguagem simples e objetiva, a obra aborda algumas estruturas de dados e técnicas de programação e pode ser utilizada em sala de aula como referência básica nas disciplinas de programação em que são contempladas as três maneiras básicas para introduzir os conceitos de programação: pseudolinguagem, notação gráfica (fluxogramas) e linguagem de programação.

“Ensino de Algoritmos com o uso de Fluxograma, Pseudolinguagem e Linguagem C” está disponível nas bibliotecas do IFSP dos campus de Presidente Epitácio, Votuporanga, Birigui e São Paulo através de doação dos autores.