A Leitura Cumulativa foi tema do 6º Encontro do curso de extensão “Letramento literário na formação docente”
Curso de extensão vinculado à pesquisa fomentada pelo CNPq promoveu estudos sobre a Leitura Cumulativa
Dando sequência às atividades do curso de extensão “Letramento literário na formação docente”, que faz parte das atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), sob a coordenação das professoras Dras. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima e integra a pesquisa “Formação Continuada de Professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”, financiada pelo CNPq e coordenada pela professora Gislene, no dia 26 de setembro, das 8h às 17h, aconteceu o sexto encontro, cujo tema foi a “Leitura Cumulativa”.
Nessa atividade, conduzida pela Prof.ª Anita Fregonesi, mestre e doutora em Estudos Linguísticos, os cursistas participaram de uma oficina literária que abordou as características do gênero crônica como ponto de partida para a leitura cumulativa.
Professora Anita Fregonesi, explicando o gênero crônica
Cursistas atentos ao momento de estudo
As atividades incluíram crônicas de Rubem Braga, Cecília Meireles, Antonio Prata e Heloísa Seixas, poesias de Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Tiago de Melo, além de sensibilizações com músicas de Almir Sater e Guilherme Arantes. Essa diversificação de gêneros textuais foi essencial para a compreensão da estratégia de leitura cumulativa proposta por Rildo Cosson.
Os cursistas foram participativos nas atividades propostas tanto com esclarecimentos de dúvidas, como com compartilhamento de experiências leitoras. Ao final, destacaram que o procedimento de leitura cumulativa utilizando gêneros textuais variados proporcionou dinamicidade ao encontro, permitindo uma compreensão efetiva da estratégia proposta para este encontro.
Dando sequência às oficinas literárias, o próximo encontro acontecerá no dia 24 de outubro.
Redes Sociais