Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coord. de Tecnologia da Informação (CTI) > FAQ - Perguntas e respostas > Últimas notícias > Início do curso de extensão Letramento literário na formação docente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Início do curso de extensão Letramento literário na formação docente

Geppes inicia ação vinculada à pesquisa “Formação continuada de professores da Sala de Leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola” financiada pelo CNPq

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h56
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 11h21
imagem sem descrição.

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), liderado pelas professoras Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima, iniciou as ações vinculadas à pesquisa intitulada Formação Continuada de professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em dezembro de 2023 na Chamada Universal 10/2023 na categoria grupos emergentes. 

A pesquisa, que será desenvolvida nos anos de 2024 e 2025,  conta com as seguintes ações: implementação de um laboratório de práticas leitoras no campus; realização de um curso de formação continuada voltado a professores das redes públicas da região de Presidente Epitácio que atuam em salas de leitura ou espaços similares; produção acadêmica acerca dos reflexos/desdobramentos da formação continuada de professores sobre as práticas de leitura literária nas escolas; e, ao final, a realização de um evento científico de culminância.

No dia 21 de março, ocorreu o primeiro encontro do curso de extensão Letramento literário na formação docente voltado a professores das redes públicas. Os cursistas foram recepcionados pelo Diretor Adjunto Educacional Bruno Vani e pela Dirigente Regional de Ensino de Santo Anastácio Helenice Rocha. Em seguida, participaram de uma atividade de acolhimento e integração intitulada “Hora do Conto” e, depois, cada um pôde se apresentar aos colegas. Na sequência, a professora Tamara apresentou a estrutura e o funcionamento do curso. No decorrer do dia, responderam a um questionário sobre o perfil dos cursistas e estudaram o conceito de letramento literário e os critérios para a seleção de obras literárias com a professora Gislene Barbosa e com a egressa do curso de Pedagogia e estudante de Letras, Marlene Maliko Maeda.

O segundo encontro do curso ocorrerá no dia 18 de abril.

 

O Diretor Adjunto Educacional Bruno Vani deu as boas-vindas aos cursistas e apresentou o IFSP e os cursos ofertados.

 

A Dirigente Regional de Ensino de Santo Anastácio, Helenice Rocha, recepcionou os cursistas – em sua maioria, professores das salas de leitura das escolas estaduais – e reafirmou a importância da parceria com o IFSP.

 

Cursistas participam da atividade “Hora do Conto”.

 

No laboratório de informática, os professores responderam um questionário sobre o perfil dos professores que atuam nas Salas de Leitura.

 

Professora Gislene abordou o conceito de Letramento Literário na perspectiva de Rildo Cosson.

 

Professora Marlene abordou os critérios para a seleção de obras literárias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página