Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coord. de Tecnologia da Informação (CTI) > FAQ - Perguntas e respostas > Últimas notícias > Atividades interativas impulsionam aulas de Língua Portuguesa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atividades interativas impulsionam aulas de Língua Portuguesa

Alunos do terceiro ano do curso de Informática realizaram  performances criativas com textos poéticos e montaram exposição sobre romance angolano

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h25
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h26
imagem sem descrição.

Neste ano de 2023, a Professora Dr.ª Maria Alzira de Souza Santos utilizou metodologias diversas para o ensino de sua disciplina, como jogos e apresentações com performances dos estudantes.  Para revisões e/ou introdução dos estudos de Sintaxe, vários jogos lúdicos tornaram as aulas mais interativas e propiciaram maior participação dos alunos.

Em uma das aulas de literatura, os estudantes produziram um minissarau: declamaram poemas com fundo musical, maquiados e vestidos a caráter, utilizaram objetos, desenhos feitos por eles e ainda fizeram pequenas encenações na sala de aula, previamente decorada com balões, caixas e outros objetos pela professora. Houve quem cantasse poemas já musicalizados, como “Pela luz dos olhos teus”, de Vinícius de Moraes. Em outra, depois de lerem o conto Negrinha, de Monteiro Lobato, escreveram textos, fizeram desenhos/cartazes associando a temática a questões de preconceito e racismo na sociedade atual. Uma oficina literária com o conto A partida, de Osman Lins e outra com poemas de autores contemporâneos também impulsionaram a participação dos estudantes.

Após a leitura do livro As aventuras de Ngunga, do escritor angolano Pepetela, confeccionaram cartazes com desenhos, frases e/ou textos aludindo a temas trabalhados no romance, como: liberdade, resistência e importância dos estudos. Esses trabalhos fizeram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, em exposição sob o título “Literatura Angolana. Ngunga, aventuras de luta e resistência. Ensino e Liberdade.”

Mesmo nos tradicionais seminários e rodas de conversa, o que se destacou foi a participação ativa e com entusiasmo dos alunos. O estudante Ismael Esdras Gonçalves da Silva salientou a importância das ações como oportunidades de desenvolvimento cultural e aquisição de estratégias para falar em público. Gratificante, resumiu a professora.


Apresentação com desenhos e performance de poema

 


Alunos representando o poema Pneumotórax, de Manuel Bandeira e um monólogo com fundo musical


Alunos ensaiando para apresentação de poemas com música


Sala decorada para o Sarau


Alunos preparando cartazes para a exposição da Semana Nacional


Exposição dos cartazes sobre o romance angolano

registrado em:
Fim do conteúdo da página