Geppes reorganiza linhas e define mais um projeto de pesquisa
Grupo de Pesquisa atuará, a partir de outubro de 2023, com duas linhas de pesquisa
No último 27 de setembro, pesquisadores e alunos das linhas 2 e 3 do grupo de pesquisa Geppes – IFSP: Política, educação e sociedade, respectivamente nomeadas “Identidades, diferenças e lutas sociais” e “Práticas educativas e formação docente”, deliberaram pela junção de ambas as linhas, mantendo apenas o título e os objetivos expostos na linha 3 - que passará a ser a segunda linha do grupo.
A readequação das linhas se fez necessária para favorecer a implementação do futuro projeto de pesquisa que tratará dos desafios relacionados à formação, ao trabalho e à prática pedagógica do professor iniciante licenciado em Pedagogia. “Unir duas linhas em uma foi certamente uma decisão acertada dos professores-pesquisadores que somarão saberes para realizar uma pesquisa fundamental para compreensão dos dilemas e das conquistas vividas pelos professores em início de carreira”, afirmou a professora Gislene Barbosa, líder do Geppes.
Membros da atualizada linha 2 do Geppes: “Práticas educativas e formação docente” após reorganização das linhas 2 e 3 e discussão sobre projeto de pesquisa
Já os pesquisadores e alunos da linha 1 intitulada “Ensino, leitura, literatura e sociedade” deram prosseguimento ao que estava previsto no cronograma de estudos, que, dessa vez, contemplou discussões sobre as estratégias de leitura. Amparados na leitura do livro Andersen e as estratégias de leitura, de Ana Maria Martins da Costa Santos e Renata Junqueira de Souza, o grupo debateu os sete procedimentos usados pelos leitores proficientes para compreenderem os textos. As aprendizagens construídas ou ressignificadas farão parte do projeto de pesquisa encabeçado pela linha 1, o qual será implementado a partir de 2024 e envolverá a formação continuada de professores das redes públicas da região de Presidente Epitácio.
Membros da linha 1 “Ensino, leitura, literatura e sociedade” após reflexões sobre Estratégias de Leitura
Redes Sociais