Setembro: mês da Visibilidade da Comunidade Surda
Contando sobre sua trajetória, Marcos Leandro Palansi da Silva, aluno Surdo do IFSP campus Presidente Epitácio e ativista, traz em vídeo um pouco da história de lutas e conquistas do povo Surdo.
O Instituto Federal de São Paulo, campus Presidente Epitácio, celebra, juntamente com toda comunidade, a passagem do dia 26 de setembro, o Dia Nacional da Pessoa Surda, data instituída desde 2008. Setembro representa o mês da visibilidade da Comunidade Surda, destacando as especificidades linguísticas, culturais e identitárias desse grupo.
No campus Presidente Epitácio, além de outros estudantes Surdos que aqui já estudaram, contamos atualmente com a presença, no curso de Licenciatura em Pedagogia, do aluno Marcos Leandro Palansi da Silva. Ele é Surdo, ativista, e toda a sua trajetória escolar deu-se em escolas públicas inclusivas. Sua meta é, depois de graduado, ser professor e contribuir com a educação bilíngue de Surdos.
Aproveitamos o transcurso do mês de setembro e, em especial o transcurso do Dia Nacional da Pessoa Surda, para desejar a todos(as) os(as) Surdos(as) do Brasil um feliz dia dos Surdo e que a data possa representar todas as lutas desse grupo a favor de uma educação que, de fato, seja bilíngue e bicultural.
Redes Sociais