Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coord. de Tecnologia da Informação (CTI) > FAQ - Perguntas e respostas > Últimas notícias > Curso de Pedagogia do IFSP de Presidente Epitácio promove reflexão sobre Cultura de Paz
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Pedagogia do IFSP de Presidente Epitácio promove reflexão sobre Cultura de Paz

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39
Seguem os relatos das professoras:

 

Professora Márcia Teani

Roda de conversa realizada em 25/03/2019:

No terceiro termo conversamos sobre o massacre de Suzano e pensamos nas armas metafóricas que são usadas para massacrar os estudantes. Foram levantadas situações de difamação muitas das vezes potencializadas por redes sociais. Essas difamações se baseavam em preconceitos e impactaram de forma muito traumática relações dentro de ambientes educacionais, ambientes de trabalho e o próprio espaço familiar. A maior parte desta situação envolveu a cobrança moral em cima das mulheres em uma cultura de desigualdade que pode ser chamada de machismo.

 

Professora Fernanda Cristina Souza

Roda de conversa realizada em 22/03/2019:

Com a turma do 1º Termo de Pedagogia realizamos uma roda de conversa tratando a temática, no contexto da disciplina de Políticas e Organização Educacional Brasileira. Problematizamos aspectos gerais que exercem impacto na acentuação da violência no cotidiano escolar, dentre eles, levantamos as seguintes questões: precarização das condições de acesso e permanência dos estudantes nas escolas de educação básica, o que é acentuado por políticas públicas que corroboram para a acentuação de práticas pedagógicas excludentes (tempo escolar rígido, concepções homogeneizadoras de pessoas, tal como de processos de ensino e aprendizagem), com pouca valorização da diversidade; ausência de políticas de valorização dos docentes, o que envolve salário, jornada, carreira e formação continuada, com vistas aos desafios da escola contemporânea; ausência de ações, no contexto das unidades escolares, com ênfase na participação coletiva de estudantes, docentes, funcionários e familiares contempladas nos Projetos Político-Pedagógicos.

O grupo de estudantes mostrou-se bastante sensibilizado com a discussões, considerando fundamental que o IFSP discuta questões como essas.

 

Professora Pricila Paixão

Roda de conversa realizada em 22/03/2019

Na aula de Fundamentos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa- Produção de Texto, na turma de Pedagogia do 5º terno, houve uma roda de conversa sobre o tema cultura de paz.

A roda começou de forma tímida e muito discreta, o tema abordado sobre Bullying, preconceitos, violências em geral, assédio e o Massacre de Suzano.

A participação dos alunos foi criando interação depois do vídeo produzido por Sandy Hook Promise, com o tema “Bullying e violência na escola” e algumas que levaram à reflexão sobre quem eram esses adolescentes? O que levou de fato a esse massacre e como um adolescente poderia ter tanto ódio do mundo e de si mesmo?

As colocações e relatos feitos pelos alunos questionaram o papel do professor e suas ações nas escolas e perante os alunos. Com suas experiências de vida, colocaram seus olhares de maneira sensível sobre os alunos com quem convivem e qual seria a melhor maneira de estarem atentos aos indicativos desses alunos.

Finalizamos com um poema da Aluna Amanda Vieira Dutra que pediu permissão aos colegas para fazer a leitura, já que o tema tratado mexeu muito com ela.

registrado em:
Fim do conteúdo da página