Página inicial > Publicações > Ação de formação continuada com professores da Escola estadual Adelino Chuba Guímaro e bolsistas do PIBID é finalizada com “café literário” Lygia Bojunga

O último encontro da ação de formação continuada intitulada “Condições didáticas e a formação de leitores”, realizada por membros do GEPPES, culminou com a realização do “Café literário” que homenageou a escritora gaúcha Lygia Bojunga.

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 20h40
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 20h40

No dia onze de dezembro, nas dependências do IFSP, aconteceu o último encontro da ação de formação continuada que reuniu professores da Escola estadual Adelino Chuba Guímaro e bolsistas do Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID). O minicurso intitulado “Condições didáticas e a formação de leitores” foi construído por membros do Grupo de pesquisa do IFSP “Política, educação e sociedade: Ensino, leitura, literatura e sociedade”, a partir de uma demanda apresentada pela coordenadora da escola, Prof. Virgínia Tavares.

Dirigida atualmente pelo professor Antonio Marcos Canos, a escola Adelino Chuba tem claro seu compromisso com a melhoria das aprendizagens relativas à leitura e, por essa razão, tem estabelecido diversas parcerias com o IFSP, sendo uma delas a ação de formação continuada de seus professores.

Os encontros formativos tematizaram as condições didáticas que dificultam a formação de leitores, práticas de leitura que permitem aprendizagens mais significativas, as estratégias de leitura como possibilidade para o ensino, a gestão do tempo e a organização de situações didáticas.

Envolvidos também em uma sequência de atividades que privilegiava o texto literário, os participantes do minicurso tiveram contato com Lygia Bojunga, escritora gaúcha ganhadora de diversos prêmios. Em um dos encontros, por exemplo, vivenciaram uma sequência didática organizada pelas estudantes de Letras Marlene Maeda, Carla Camargo e prof. Gislene Barbosa sobre o conto “O bife e a pipoca”.

Para o encerramento da ação, prof. Aline Lima, que também ministrou o curso, propôs a realização de um café literário cujo tema seria a vida e obra de Lygia Bojunga. Os participantes desenvolveram pesquisas e leituras  a fim de realizar o momento de socialização, o café literário.

Alunos do curso de Pedagogia do IFSP que participam do PIBID também fizeram parte da ação, já que estão inseridos no cotidiano da escola Adelino e compõem, portanto, essa comunidade escolar.  Segundo Virgínia, que coordena a escola e acompanha os trabalhos das professoras supervisoras do PIBID, a presença de nossos alunos na escola tem sido fundamental para promover melhorias no ensino-aprendizagem.

Professoras Hellen, Fátima, Elaine e Lucivane que organizaram a sua estação do café a partir da obra “Bolsa Amarela”.

Professoras Graziela, Sandra, Maria de Fátima e Cremilda tematizaram o carnaval, uma paixão de Lygia Bojunga.

Virgínia, Karina e Cidinha trouxeram a referência do chá das cinco, típico de Londres, onde nossa autora tema morou.

Luana C., Kamily, Maria Gabriela e Priscila, alunas do IFSP que, dentre outras, realizam o PIBID na escola Adelino Chuba