Página inicial > Publicações > Projeto de Pesquisa do Geppes - IFSP PEP é aprovado na Chamada Universal do CNPq e receberá recursos para implementação da pesquisa

Projeto “Formação continuada de professores da Sala de Leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola” será implementado em 2024 e 2025

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 21h05
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h14

O projeto “Formação continuada de professores da Sala de Leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola” foi aprovado pelo CNPq na Chamada Universal 2023 para recebimento de verbas que subsidiarão as ações formativas da pesquisa: aquisição de mobiliário e de livros para o laboratório de práticas leitoras do campus IFSP PEP, custeio de ações com as publicações dos resultados da pesquisa, com o pagamento de diárias e de transporte para palestrantes e pagamento de 1 bolsista de apoio técnico por 12 meses.

O projeto, composto por uma equipe de professores doutores e por alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia, está previsto para acontecer nos anos de 2024 e 2025. Ele envolverá a implementação de um laboratório de práticas leitoras no campus, um curso de formação de professores das redes públicas da região de Presidente Epitácio (que atuam em Salas de Leituras ou espaços similares), implicará várias produções acadêmicas e um evento de culminância. Na perspectiva do letramento literário e por meio da pesquisa-intervenção, a pesquisa analisará os impactos da formação continuada sobre o fazer docente e sobre as práticas de leitura literária nas escolas envolvidas.

A coordenadora deste projeto e líder do grupo de pesquisa Geppes, professora Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa, é docente do Campus Presidente Epitácio, com experiência na área de Educação e de Letras, e atua na formação inicial e continuada de professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de texto, metodologias de ensino.