Página inicial > Publicações > Alunas do curso de Letras participam de evento da pós-graduação da Unesp de Presidente Prudente

Evento Memórias e Ressignificações: 10 anos do grupo de pesquisa FPPEEBS contou com palestras, rodas temáticas, apresentação cultural e lançamento de livro, entre outras atividades.

• Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h51

As alunas do curso de licenciatura em Letras, Marlene Maliko Maeda e Natali Santos Braga, participaram, no último dia 1º de junho, do evento Memórias e Ressignificações: 10 anos do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior (FPPEEBS), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente.
O evento, que celebra uma década de trabalho do grupo de pesquisa FPPEEBS, teve uma programação intensa, com início às 8h no Anfiteatro I da Unesp, onde as professoras dra. Ana Luzia Videira Parisotto e dra. Renata Portela Rinaldi relembraram a história do grupo de pesquisa, do qual são fundadoras.
Após a abertura, os participantes se dividiram em 3 rodas temáticas cujos temas foram: 1. o ingresso na pós-graduação e os desafios relacionados à pesquisa na área de formação docente e ensino da escrita; 2. os desafios relacionados à formação de professores e às políticas públicas educacionais; e 3. o papel social de docentes no trabalho com língua(s) e linguagem.
A programação da tarde contou com a palestra “Políticas de formação de professores no Brasil: contradições e avanços”, ministrada pela professora dra. Jani Alves da Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); apresentação cultural e o lançamento do livro “Da educação Básica ao Ensino Superior: reflexões sobre a formação de professores e o ensino da escrita”, das professoras Ana Luzia Videira Parisotto, Michelle Mariana German e Rozana Aparecida Lopes Messias.
“Participamos da roda temática sobre o ingresso na pós-graduação e os desafios relacionados à pesquisa na área de formação docente e ensino da escrita, coordenada pela professora Ana Luzia. Foi muito interessante ouvir os relatos dos alunos da pós-graduação e comparar com aquilo que estudamos e discutimos no curso de Letras e de Pedagogia. No evento, discutiu-se muito a importância de uma boa escrita e como a participação em grupos de pesquisas contribui para o preparo da escrita dos gêneros acadêmicos. Também participo de um grupo de pesquisa aqui no IF, o GEPPES, e concordo que isso representa um grande diferencial”, declarou a estudante Marlene Maeda.
“As palestras foram excelentes, mas a abertura do evento foi memorável. Os relatos dos professores/pesquisadores do grupo de pesquisa FPPEEBS me incentivaram muito, digo como membro iniciante no GEPPES. Eles compartilharam suas trajetórias desde o início, suas dificuldades e superações, até se tornarem os pesquisadores experientes que são hoje. Pude sentir que a motivação que os ajudaram a superar essas dificuldades foi uma causa nobre: o sonho coletivo de uma educação melhor nas escolas do nosso país”, completou a aluna Natali Santos Braga.

As alunas do curso de Letras Natali e Marlene no evento da Unesp

As alunas de Letras Marlene e Natali com a professora dra. Ana Luzia Videira Parisotto (ao centro)