Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pregão > 2018 > Últimas notícias > Aula 2 do curso de extensão “Letramento literário na formação docente” aconteceu em 18 de abril
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula 2 do curso de extensão “Letramento literário na formação docente” aconteceu em 18 de abril

Curso de extensão vinculado à pesquisa fomentada pelo CNPq promoveu estudos sobre as Estratégias de Leitura

  • Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h41
  • Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 18h02
imagem sem descrição.

No último 18 de abril, das 8h às 17h, aconteceu no IFSP PEP a segunda aula do curso de extensão Letramento literário na formação docente. O tema do dia foi Estratégias de Leitura. 

No encontro, os professores cursistas estudaram sobre os sete procedimentos utilizados pelo leitor proficiente para compreender os textos. Além disso, foram realizadas 3 oficinas literárias com a aplicação dos conceitos teóricos em foco. Produções das escritoras Marina Colasanti, Einat Tsarfati e Lygia Bojunga ocuparam o centro das discussões literárias. Antes de saírem da aula, os cursistas foram orientados quanto ao planejamento de atividades replicáveis nas escolas onde atuam, a fim de que as Estratégias de Leitura cheguem aos alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. 

O curso é uma ação do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), liderado pelas professoras Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Dra. Tamara de Lima. A ação extensionista compõe a pesquisa “Formação Continuada de professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”, esta é financiada pelo CNPq e coordenada pela professora Gislene.

Os cursistas são professores de educação básica, sobretudo docentes da rede estadual de São Paulo que atuam nas Salas e Ambientes de Leitura em escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio – que, por meio da Dirigente Regional Helenice Rocha, estabeleceu parceria com o IFSP para essa ação formativa.

Durante a aula 2, o estudo sobre as Estratégias de Leitura foi garantido pela professora Gislene Aparecida da Silva Barbosa, que fez pesquisa de doutorado relacionada ao tema e já desenvolveu diversas palestras e formações de professores para ensino de leitura literária. Além disso, no curso, a docente realizou, em parceria com a estudante do curso de Letras Renata Gomes Pereira, duas oficinas literárias: uma voltada a professores da educação infantil e outra a professores do ensino fundamental e médio.

Professora Gislene Barbosa explicando as Estratégias de Leitura

 

Cursistas atentos ao momento de estudo

 

A estudante de Letras Renata Pereira iniciando as ações da 1ª oficina literária

 

Leitura interativa de um conto de Marina Colasanti

 

Oficina literária voltada à literatura infantil

Também aconteceu uma oficina literária sustentada em resultados de uma pesquisa de iniciação científica orientada pela professora Gislene e realizada em 2023 pela estudante de Letras Marlene Maliko Maeda. Na aula do curso de extensão, Marlene e duas colegas do curso de Letras, Carla Paes de Camargo e Natali Santos Braga, proporcionaram aos cursistas momentos de interação e reflexão a respeito do conto O bife e a pipoca, de Lygia Bojunga.

 

As estudantes de Letras Marlene Maeda, Natali Braga e Carla Camargo realizam a terceira oficina de leitura literária

 

O diretor-geral do IFSP Presidente Epitácio, Alexandre Ataíde Carniato, compareceu à aula para incentivar os alunos e demonstrar a satisfação da gestão do campus ao receber professores da rede pública para ações de extensão. O diretor-adjunto educacional, Bruno Vani, também esteve presente e compartilhou as palavras com Alexandre.

Ademais, Tamara de Lima, professora do IFSP, e Hélio Casemiro dos Santos Júnior, professor especialista em currículo da Diretoria de Ensino, colaboraram na aula com orientações aos cursistas para implementação das ações nas escolas, zelando para que instrumentos fundamentais de coletas de dados da pesquisa fomentada pelo CNPq sejam construídos/garantidos a fim de que possam ser acompanhados os desdobramentos/impactos do processo formativo nas escolas.

 

Dra. Tamara de Lima e Hélio Casemiro orientam os cursistas

A aula 3 do curso Letramento literário na formação docente acontecerá no dia 16 de maio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página